A visão do torcedor: Jornalista gaúcho lança livro sobre a Copa da Rússia

Tiago Medeiros foi a Rússia assistir a Copa do Mundo em 2018 e trouxe com ele, de volta ao Brasil, muito mais que suas malas. Para Santa Maria, Tiago trouxe o livro, Minha bagagem da Copa – aventuras e desventuras de um jornalista gaúcho na Rússia, lançado na tarde de terça-feira, 7 de maio. O livro conta a história do jornalista que viajou pelo país durante os 39 dias da maior competição de futebol do mundo, conheceu pessoas, lugares, hábitos teve muitas experiências e descobriu os bastidores da Copa. “Os jogos passaram na televisão, os jornais publicaram as imagens, as entrevistas passaram no rádio, mas, as relações humanas que eu fiz lá, a recepção que eu tive, e a integração com pessoas do mundo inteiro, no mesmo lugar, é o principal de uma Copa do Mundo”, conta o jornalista, que cobriu também a Copa de 2014, no Brasil. Assim, o livro reúne “as principais histórias, tanto as que deram certo quanto as que não deram” afirma o autor.


Tiago diz também que na Rússia, a Copa teve um “gosto especial”, pelo fato de ser o estrangeiro e ter sido muito bem recebido pelo povo local, em um país muito diferente, sobretudo na cultura e ainda, pelo fato de o país ter fama de um povo mais reservado e ter feito amigos, com quem conversa até hoje. Outra peculiaridade de uma Copa do Mundo, citada pelo jornalista, é conhecer cidades e lugares que não estariam em um roteiro turístico regular do país. Tiago comenta que lançar o livro na Feira de Santa Maria, exigiu um trabalho específico, mas, que se sente muito honrado, pois inclusive, participou de coberturas radiofônicas , quando ainda era acadêmico, na Universidade Federal de Santa Maria.


O profissional é locutor da Rádio Senado e você já deve ter ouvido a sua voz durante o programa Voz do Brasil, no qual ele apresenta o boletim com as informações do Senado Federal.

Foto: Denzel Valiente/LABFEM/UFN/Divulgação/Feira

Texto: Caroline Comassetto/Assessoria/Feira