Assembleia aprova projeto que destina 5% do patrocínio público ao futebol feminino

Os deputados aprovaram na sessão plenária desta quarta-feira (04) o projeto de Lei 51/2019, da deputada Franciane Bayer (PSB) que irá incentivar e fomentar o futebol feminino no Estado. A proposta, aprovada com 39 votos favoráveis e 02 contrários, determina que as entidades da administração pública indireta, ao patrocinarem o futebol profissional, deverão destinar 5% (cinco por cento) para que a Federação Gaúcha de Futebol (FGF) incentive e organize competições de futebol feminino.


"A aplicação dos valores ficará sob responsabilidade da Federação que poderá, por exemplo, efetuar o pagamento de hospedagem, transporte e alimentação das atletas durante as competições", explica Franciane ao lembrar que o projeto já havia sido apresentado na legislatura passada por sua irmã, então deputada estadual Liziane Bayer.


A deputada comemorou a aprovação do projeto, que já obteve o aval do governo do Estado e da FGF, e destacou que espera que o projeto estimule também a iniciativa privada.


"Este é o ponta pé inicial para valorizarmos a modalidade que vem crescendo nos últimos anos e carece de investimentos público e privado. Queremos que o futebol feminino desponte, em especial os times do interior que não têm as mesmas oportunidades".


Foto: Ariel Pedone/Assessoria

Texto: Assessoria/Assembleia