Base do Juventude está entre as 20 melhores do Brasil, aponta levantamento

A força das categorias de base do Juventude é tradicionalmente reconhecida. Temporada após temporada o clube tem se destacado em competições a nível regional, nacional e até internacional. Além das boas campanhas, atletas são regularmente promovidos ao grupo profissional ou negociados com clubes de ponta do Brasil e do Mundo. O site Da Base, portal com maior cobertura sobre categorias de base do país, divulgou o ranking de base dos clubes 2021. O Juventude está na 16º colocação, com 61 pontos, 12 títulos e 18 vices desde 2016.


Essa é a primeira atualização do ranking em 2021. São mais de cem campeonatos de base contabilizados no levantamento e mais de 400 times. O site leva em consideração todos os estaduais disputados no país e catalogados no site de cada federação, da categoria sub-11 a categoria sub-20, além do Brasileirão de Aspirantes e demais competições, como Copa do Brasil, Copa Sul, Copa São Paulo, Taça BH, Copa Santiago e Efipan, por exemplo. São contadas também as principais competições internacionais.


O ranking atual considera os resultados desde 1º de janeiro de 2016 até 1º de março de 2021. Neste período, o Verdão conquistou 12 títulos, entre eles a Football Cup Barcelona, a Ibercup World, o Gauchão com três categorias e a Copa Sul. Além destes, foram diversos campeonatos municipais, serranos e regionais. No período, foram também 18 vices e campanhas de destaque em competições de alto nível, superando gigantes do futebol nacional.


Foto: Gabriel Tadiotto/E.C.Juventude