Clubes criam comissão para discutir alternativas de calendário para a Divisão de Acesso 2026
- Peleia FC

- 2 de set.
- 1 min de leitura

Foto: Gabriel Haesbaert/FGF
O presidente da Federação Gaúcha de Futebol (FGF), Luciano Hocsman, revelou em entrevista à Rádio Universidade que os clubes que disputam a Divisão de Acesso criaram uma comissão para debater a possibilidade de um novo calendário para a competição de 2026. O objetivo é encontrar alternativas que evitem os problemas causados pelas condições climáticas, que têm afetado o torneio nos últimos anos.
"Esse ano solicitamos que os clubes fizessem uma conversa entre si e que formassem uma comissão com cinco representantes dos clubes que pudessem ir à FGF com as propostas de mudanças de calendário para conversar e chegar a um consenso que fosse viável para os clubes", afirmou o presidente.
A Divisão de Acesso já foi disputada no início do ano e, atualmente, é realizada após o Gauchão. A proposta de transferir o campeonato para o segundo semestre já foi debatida no ano passado, mas não houve consenso entre os clubes. Agora, com a nova comissão, a expectativa é que novas propostas sejam apresentadas e debatidas.
A comissão terá uma reunião com a FGF no dia 12 de setembro para apresentar as alternativas de calendário. "Eles estão fazendo essa primeira rodada de conversas entre eles para a comissão levar alternativas de calendário. No próximo dia 12 de setembro vamos tratar com a comissão em um reunião", concluiu Hocsman.






O problema da divisão de acesso é o gramado que se é disputada as partidas, falta nível técnico profissionalismo de muitos clubes em questão de estruturas, futebol muito feio, tem que fazer uma fórmula de turno ida e volta como é a série A e B do Brasileirão jogos só aos domingos até pra elevar o nível técnico da competição vai dá tempo dos clubes ter mais tempo de treinamento de uma partida e outra só assim os jogadores também tem mais tempo de contratos
Deveriam discutir também o formato e o numero de clubes. O ideal seria reduzir dos atuais 16 clubes para 12 e montar uma competição com o regulamento igual ao de 2013 que tinha o campeão de cada turno(Com semifinais e finais)decidindo o titulo.