Clubes debatem possibilidade de pedir antecipação da Copinha e adiamento do Acesso

Ainda não é possível fazer projeções a longo prazo com a pandemia da covid-19, que assola o Rio Grande do Sul. O processo de vacinação começou neste mês de janeiro, mas anda a passos lentos. Apenas 100 mil pessoas foram imunizadas no estado e as doses serão destinadas a públicos específicos. A imunização em massa ainda está longe e deve se estender até o segundo semestre.


O peleiafc.com apurou que os clubes da Divisão de Acesso já debatem a possibilidade de solicitar a Federação Gaúcha de Futebol o adiamento da Série A2 - 2021. Inicialmente a competição está prevista para julho, conforme calendário divulgado da FGF.


Alguns fatores são debatidos pelos clubes. Em julho, ainda não se tem confirmação de que haverá liberação de públicos nos estádios. Neste período, o estado também passa pelo ciclo mais forte do inverno com as chuvas.


Os dirigentes também analisam possíveis datas caso seja possível o adiamento. A FGF já se manifestou que o calendário proposto pode sofrer ajustes devido à pandemia. Os clubes devem pedir para que a competição fique para agosto ou início de setembro.


Outra possibilidade debatida é a antecipação da Copinha, marcada para Outubro e Novembro. Puxando a Copa FGF para julho, aumentaria a possibilidade dos clubes do Gauchão e Terceirona se manterem em atividade sem interrupção e, assim, gerar mais empregos para os profissionais da bola do interior. Os time da Divisão de Acesso também poderiam jogar a competição antes da Série A2 começar.


O peleiafc.com ouviu alguns dirigentes e a grande maioria seria a favor do adiamento da Divisão de Acesso. Eles também observam com bons olhos a inversão da Copinha, com o torneio começando antes.