Com calendário confirmado, Lajeadense começa planejamento da temporada

Por Caetano Pretto

Jornal A Hora


A Federação Gaúcha de Futebol havia anunciado ainda em dezembro o calendário do Campeonato Gaúcho 2021. Nesta semana, foi a vez de anunciar o restante das competições, com destaque para a Divisão de Acesso.


O torcedor do Alviazul já pode marcar no calendário quando o Lajeadense estreará na temporada: início de julho.


O calendário oficial para 2021 é um pouco diferente dos anos anteriores. Devido à pandemia, o Gauchão irá iniciar logo após o término do Campeonato Brasileiro, no fim de fevereiro. Com isso, a Divisão de Acesso será jogada no segundo semestre, assim como a Copa FGF.


O campeonato que pode colocar o Lajeadense de volta à elite inicia no dia 04 de julho e segue até 26 de setembro. Serão 20 datas e um regulamento semelhante ao usado nas últimas edições. Os times disputam 14 jogos dentro do grupo antes de avançarem para os mata-matas.


Mais do que saber quando a competição será disputada, a divulgação do calendário marca o passo inicial da preparação do Lajeadense para a disputa da Divisão de Acesso. Quem afirma é o gerente de futebol do clube, Thiago Matos. “Com data fica mais fácil de projetar e iniciar a preparação. Vamos trabalhar com a apresentação em cerca de 30 a 45 dias antes da competições. Esta semana já iniciamos um trabalho mais intenso.”


O gerente inclusive se reuniu com o presidente Everton Giovanella e com o treinador Serginho Almeida para discutir os primeiros passos do projeto. Segundo ele, o fato da competição iniciar apenas em julho é positivo para o clube, mas pode ser prejudicial aos atletas. “É legal termos uma data longa para nos programar, assim conseguimos fazer algo bem feito. Do outro lado, é ruim para os jogadores que vêm de um longo tempo de paralisação e ainda ficarão mais alguns meses sem jogos. Eles serão os mais afetados.”


Copa FGF


Junto da Divisão de Acesso, a FGF anunciou o calendário de outras competições. O que também interessa ao Lajeadense é a Copa FGF, que iniciará em meio à disputa da principal competição. “A ideia é ter um plantel montado para os dois campeonatos. Vamos planejar algo neste sentido”, diz Matos.


Foto: Divulgação/Lajeadense