Contagem regressiva: O Mapa da Divisão de Acesso 2021

O Gauchão Série A2 - Divisão de Acesso começa em 14 de agosto. A 12 dias do início da disputa, a Federação Gaúcha de Futebol apresentou um dos destaques desta edição: a quantidade de cidades e regiões representadas na competição que é o passaporte para a primeira divisão. São, ao todo, 15 municípios envolvidos e que irão servir de casa para o sonho do acesso de 16 clubes.


Do Norte a Sul, de Leste e Oeste, passeando pela Serra até a Campanha. O Gauchão Série A 2021 preenche praticamente todo o mapa do Rio Grande do Sul. Somando as populações de cada cidade, pelo menos 1,5 milhão de pessoas poderão ser impactadas pela competição. Bagé é o único município com dois representantes, os rivais Bagé e Guarany.


- Essa diversidade de clubes, cidades e regiões, com certeza, será um diferencial desta edição. É um exemplo da força do futebol gaúcho em todos os cantos do Estado - explica o presidente da FGF, Luciano Hocsman.


Os 16 clubes participantes estão divididos em dois grupos com oito equipes em cada. A primeira fase será disputada em turno e returno, classificando-se os quatro melhores para as quartas de final. A partir dessa etapa, os jogos serão no sistema mata-mata em ida e volta, prosseguindo assim na semifinal e na final.


O campeão e o vice-campeão estarão classificados para o Gauchão Série A 2022. Os piores colocados de cada grupo da fase inicial serão rebaixados para o Gauchão Série B - Segunda Divisão.


Por conta das restrições impostas pela pandemia de Covid-19, a Divisão de Acesso foi interrompida na última temporada, após a realização de três rodadas. A competição terá início a partir da data estipulada, com os mesmos clubes e sem validação dos jogos realizados em 2020.


Arte: FGF Divulgação