Pela 3ª rodada da Copa Seu Verardi, o Inter B perdeu por 1 a 0 para o Novo Hamburgo na manhã do último domingo, em jogo disputado no CT de Alvorada. Contudo, um caso de injúria racial foi registrado pelo árbitro Marco Aurelio Nunes Magalhaes em súmula.
Conforme o documento oficial do jogo, disponível no site da FGF, aos 30 minutos da etapa final, o árbitro assistente chamou o árbitro principal e relatou o caso. As palavras teriam sido proferidas por torcedores do Novo Hamburgo contra o goleiro do Inter, Carlos Miguel. Na sequência, Magalhães afirma ter acionado a Brigada Militar, mas não foi possível identificar os responsáveis.
"Aos 30 minutos do segundo tempo, o sr. rodrigo vargas, árbitro assistente NR 2, relatou-me que foram proferidas por torcedores do EC Novo Hamburgo, que se encontravam a direita das arquibancadas, palavras de cunho racista direcionadas ao jogador NR 1, Carlos Miguel dos santos pereira, goleiro da equipe do SC Internacional. as palavras identificadas foram as seguintes: 'negro! macaco!' a brigada militar foi acionada pela equipe de arbitragem, no entanto não foi possível identificar os responsáveis pelas manifestações racistas", detalha a súmula.
O próprio goleiro se manifestou sobre o caso nas redes sociais. No twitter, ele afirmou ter sofrido os insultos, mas disse que não vai se abalar, pois tem orgulho de sua cor e de suas origens.
O Novo Hamburgo publicou uma nota em suas redes sociais sobre o acontecido. O clube diz que tomou ciência do caso através da imprensa e pelo relato da súmula por parte do árbitro. A direção afirma repudiar qualquer ato de injúria racial ou de racismo e está apurando o ocorrido para que os fatos sejam esclarecidos.
Confira a nota na integra:
O ESPORTE CLUBE NOVO HAMBURGO , por meio de NOTA OFICIAL, vem prestar esclarecimentos sobre a alegação de suposto ato discriminatório relacionado a preconceito racial contra o atleta do SPORT CLUB INTERNACIONAL, por parte de torcedores anilados durante a partida realizada na manhã do último domingo (25/08/2019), no CT Morada dos Quero-Queros, em Alvorada/RS, válida pela 3ª rodada da Copa Seu Verardi (FGF).
O Clube tomou ciência da acusação por meio da imprensa, bem como em relato da Súmula do árbitro da partida, disponibilizada na data de hoje.
O ESPORTE CLUBE NOVO HAMBURGO repudia todo e qualquer ato de injúria racial ou de racismo , em todas as suas formas de manifestação, razão pela qual está apurando o ocorrido, com a cautela exigida, para que os fatos sejam devidamente esclarecidos, com rigor necessário, afim de não acusar, injusta e levianamente, pessoas e tampouco instituições, quanto à prática de atos desta gravidade.
Comments