Em nota, estado divulga projeção de retorno dos jogos do Gauchão

O governo do estado ainda analisa o protocolo apresentado pela Federação Gaúcha de Futebol para o retorno dos jogos do Campeonato Gaúcho da 1ª Divisão. A FGF já trabalha com a data limite de 26 de julho para o recomeço do estadual. Depois pode ficar mais complicado devido as datas da CBF para a volta do Brasileirão.


Nesta sexta-feira, após a divulgação de mais uma prévia das bandeiras do Distanciamento Controlado, o gabinete do governador Eduardo Leite emitiu uma nota oficial que o site peleiafc.com teve acesso.


Segundo o documento, o poder público segue avaliando o protocolo da Federação. Neste momento, o Comitê Científico está concluindo análise sobre a volta dos treinos coletivos, com contato físico. Conforme o gabinete, existe a possibilidade do Gauchão ser retomado no final de julho ou início de agosto.


"A estimativa é que a conclusão aponte que o retorno do campeonato possa ocorrer entre o final de julho ou começo de agosto. A liberação dos treinos ocorreria antes", afirma a nota.


Atualmente, todas as cidades apontadas pela Federação para realização dos jogos estão na bandeira vermelha na divulgação desta sexta-feira. São elas: Porto Alegre, Pelotas, Caxias do Sul, Bento Gonçalves, São Leopoldo e Novo Hamburgo.

>>> Confira a nota na íntegra sobre o retorno do Campeonato Gaúcho:


Sobre o retorno do Campeonato Gaúcho, o Governo do Estado do Rio Grande do Sul informa que segue avaliando o protocolo encaminhado pela Federação Gaúcha de Futebol. No momento, o Comitê Científico está concluindo uma análise sobre a volta dos treinos com contato físico.


A estimativa é que a conclusão aponte que o retorno do campeonato possa ocorrer entre o final de julho ou começo de agosto. A liberação dos treinos ocorreria antes.


Segundo o modelo de Distanciamento Controlado, atualizado hoje (3), das seis cidades indicadas para a realização dos jogos, todas estão em bandeira vermelha. Esse fato, somado ao período que, historicamente, ocorre o pico da demanda de internações por síndromes respiratórias nos hospitais causa preocupação nas autoridades. Por esse motivo, o governo considera os próximos dias como cruciais para conter a transmissão do vírus. Na prática esportiva, a orientação não é diferente.


Cidades sugeridas pela FGF / Bandeira / Número de jogos


• Porto Alegre/ Vermelha/ 5 jogos

• São Leopoldo/ Vermelha/ 2 jogos

• Novo Hamburgo/ Vermelha/ 3 jogos

• Caxias do Sul/ Vermelha/ 5 jogos

• Bento Gonçalves/ Vermelha/ 2 jogos

• Pelotas / Vermelha/ 1 jogo


Foto: Divulgação/Gov/RS