Esportivo, Caxias e Aimoré conhecem grupos e adversários da Série D


A Diretoria de Competições da CBF divulgou, neste sábado (27), a tabela do Campeonato Brasileiro Série D 2021. Durante seis meses, de maio a novembro, os 68 clubes disputarão as quatro vagas que dão acesso à Série C em 2022. A competição está marcada para começar no dia 26 de maio (quarta-feira) com as partidas de ida da Fase Preliminar.


Na etapa inicial do torneio, oito equipes estão divididas em quatro grupos e se enfrentarão jogos de ida e volta para definir os últimos classificados a Primeira Fase da Série D. Os confrontos da Fase Preliminar são: Santana/AP x GAS/RR, Tocantinópolis/TO x Picos/PI, Real Ariquemes/RO x Brasiliense/DF e Aquidauanense/MS x Rio Branco VIT/ES.


Na Primeira Fase, os 64 clubes são divididos em oito grupo com oito times cada. Dentro de cada chave, todos se enfrentam em turno e returno, totalizando 14 jogos. Os quatro melhores classificados em cada grupo avançam para o mata-mata, que começa com 32 equipes na Segunda Fase. Em confrontos eliminatórios com partidas de ida e volta, o chaveamento segue até a grande final, que está marcada para os dias 7 e 14 de novembro.


Os quatro clubes que alcançarem as semifinais garantem as vagas para o Campeonato Brasileiro Série C 2020. Confira abaixo as datas definidas para cada fase, os confrontos da Fase Preliminar e os grupos da Primeira Fase do torneio.


GAÚCHOS NO GRUPO A8

Caxias, Aimoré e Esportivo serão os clubes do Rio Grande do Sul na Série D 2021. Também estão na chave regionalizada, três clubes de Santa Catarina (Marcílio Dias, Joinville e Juventus) e dois do Paraná (Rio Branco e Cascavel).


O Caxias entra em campo no dia 5 ou 6 de junho contra o Juventus-SC, fora de casa. O primeiro jogo no estádio Centenário está marcado para o final de semana do dia 12 ou 13 de junho, contra o Rio Branco-PR.


O Aimoré vai estrear no estádio Cristo Rei contra o Marcílio Dias-SC também no mesmo final de semana. Depois, joga fora de casa contra o Joinville em Santa Catarina.


O Esportivo vai fazer sua estreia na competição nacional no Paraná. O time de Bento Gonçalves jogará contra o Rio Branco. A primeira partida na Montanha dos Vinhedos será na segunda rodada contra o Juventus-SC.


Datas de cada fase da Série D 2021:


Fase Preliminar - 26 a 30 de maio.

Primeira Fase - 5 de junho a 5 de setembro.

Segunda Fase - 11 a 19 de setembro.

Oitavas de final - 25 de setembro a 3 de outubro.

Quartas de final - 9 a 17 de outubro.

Semifinais - 23 a 31 de outubro.

Finais - 7 e 14 de novembro.


Grupos da Primeira Fase da Série D 2021:


Grupo A-01 - Penarol/AM, Fast Clube/AM, Ypiranga/AP, Castanhal/PA, Galvez/AC, Atlético/AC, São Raimundo/RR e Vencedor Jogo 1.


Grupo A-02 - Imperatriz/MA, Palmas/TO, Guarany/CE, Paragominas/PA, Juventude/MA, 4 de Julho/PI, Moto Club/MA e Vencedor Jogo 2.


Grupo A-03 - Treze/PB, ABC/RN, América/RN, Salgueiro/PE, Sousa/PB, Atlético/CE, Caucaia/CE e Campinense/PB.


Grupo A-04 - Bahia de Feira/BA, Sergipe/SE, Itabaiana/SE, Juazeirense/BA, Retrô/PE, Murici/AL, ASA/AL e Atlético/BA.


Grupo A-05 - União Rond./MT, Porto Velho/RO, Jaraguá/GO, Gama/DF, Goianésia/GO, Aparecidense/GO, Nova Mutum MT e Vencedor Jogo 3.


Grupo A-06 - Caldense/MG, Boa/MG, Águia Negra/MS, Ferroviária/SP, Uberlândia/MG, Patrocinense/MG, Rio Branco VN/ES e Vencedor Jogo 4.


Grupo A-07 - Bangu/RJ, Santo André/SP, Portuguesa/SP, Cianorte/PR, Boavista/RJ, São Bento/SP, Inter de Limeira/SP e Madureira/RJ.


Grupo A-08 - Aimoré/RS, Marcílio Dias/SC, Rio Branco/PR, Esportivo/RS, Cascavel/PR, Joinville/SC, Juventus/SC e Caxias/RS.


Foto: Lucas Figueiredo/CBF