Estádio onde o Lajeadense treina chama atenção pela estrutura moderna

O Lajeadense tem realizados alguns treinos no campo do Complexo Esportivo da Univates. A estrutura chama atenção de quem acompanha o futebol do interior devido a sua modernidade. Pois então, o site peleiafc.com foi em busca de mais detalhes sobre esse estádio, que não recebe jogos de campeonatos oficiais, mas poderia pela sua categoria.


A arquibancada principal tem capacidade para 1.920 torcedores, destes 10 são para obesos e 15 para cadeirantes. O estádio olímpico proporciona a prática não apenas do futebol, mas também de diversas modalidades de atletismo olímpico. O campo de futebol é certificado pela Fédération Internationale de Football Association (FIFA), e a pista olímpica, pela Confederação Brasileira de Atletismo. No momento a destinação do estádio é para a comunidade acadêmica e Programa Univates & Você.


O Estádio da instituição privada de ensino foi projetado pela Tartan Arquitetura e Urbanismo. O projeto utilizou sistema construtivo misto, que engloba elementos como concreto pré-moldado e estrutura metálica. “Quem já se aventurou em algum esporte sabe o prazer de ganhar ou a dor de perder uma partida. Todas as formas de movimentar o corpo provocam nos seus praticantes sensações e sentimentos. É possível também esboçar essas sensações na arquitetura: na forma, nas cores e no jogo de luz e sombra. Mais que um simples projeto, a arquitetura esportiva deve propor formas simples, mas que se destaquem, integrem espaços naturais e urbanos, e ainda ser executada em tempo recorde”, afirma Camila Mirapalhete, arquiteta e urbanista da Tartan.

O local conta ainda com salas localizadas na parte inferior das arquibancadas. A água que irriga o campo é proveniente de duas fontes: da chuva, por meio dos telhados do Complexo Esportivo e do reaproveitamento da água do próprio campo, e de um poço artesiano. A cisterna tem capacidade para armazenar 80 mil litros de água da chuva.


Foto: Daniel Bortolini