
Foto: Jorge Santos/Celta Academy Brasil
Ao longo da semana passada, o Celta de Vigo, uma das mais tradicionais equipes da Espanha, esteve em busca de novos talentos gaúchos, através do Celta Academy Brasil, promovido pela Academia Fusion Sport. A experiência ocorrida no Estádio Breno Guimarães, sede do Guaíba Futebol Clube, foi dividida em dois formatos e contou com cerca de 130 atletas.
Com metodologia aplicada pelo coordenador das categorias de base do RC Celta de Vigo, Diego Sarabia, ao lado do treinador celtista, Victor González, os primeiros cinco dias contaram com as categorias 2010 a 2016, onde os jovens participaram de maneira intensiva das atividades, bem como foram inseridos no contexto da cultura europeia.
Já no último dia do evento, os nascidos de 2003 a 2009 disputaram partidas avaliativas, com o objetivo de serem selecionados para uma imersão em Vigo. No evento, quem marcou presença também foi o ex-jogador Everton Giovanella, que atuou no Lajeadense e Internacional nos anos 90 e transferiu-se para a Espanha em 1993, tornando ídolo do RC Celta de Vigo.
“Estamos extremamente satisfeitos com o Celta Experience Showcase no estado do Rio Grande do Sul e pretendemos retornar em breve para uma nova imersão. Recebemos diversos testemunhos dos pais felizes com o que entregamos, dizendo que os filhos estavam numa alegria intensa, que jamais haviam treinado desta maneira, com a metodologia europeia. Famílias que viajaram mais de 500 quilômetros, outros que vinham e voltavam diariamente de cidades vizinhas para participar conosco. A presença do Giovanella também foi muito importante, para consolidar nosso evento e trazer aos jovens uma palavra especial, de alguém que viveu o RC Celta de Vigo por muitos anos e saiu do Rio Grande do Sul. Ele é ídolo em Vigo. Tão logo a gente retorne para a Espanha, divulgaremos os atletas selecionados”, destacou o vice-presidente da AFS, Edivaldo dos Santos.
Durante os intervalos das atividades, a comitiva espanhola esteve no passar dos dias na sede da Federação Gaúcha de Futebol, bem como conheceram o Estádio Beira-Rio, do Sport Club Internacional, na quinta-feira (23), e o CT Hélio Dourado, em Eldorado do Sul, do Grêmio.
“Levamos aos dois maiores clubes do estado e à Federação Gaúcha de Futebol o desejo de estreitarmos laços com as categorias de base, com a possibilidade de realizarmos workshops com os treinadores espanhóis e os locais, intercâmbio cultural de fato, tanto para as agremiações como para os atletas. São conversas iniciais, mas com propósito. Estamos pela segunda vez no Brasil, fizemos dois eventos seguidos na metade do ano passado, em Santa Catarina e Paraná, agora aqui no Rio Grande do Sul e novamente no Paraná, então, a ideia é cada vez mais ampliarmos o Celta Experience Showcase, através de parcerias”, concluiu o presidente da AFS, Edimar Carlos dos Santos.
Na segunda-feira (27) iniciou o evento em Curitiba, no estádio Francisco Muraro, do Trieste FC, tradicional clube amador da capital paranaense.
Comments