top of page

Ex-Grêmio, Mateus Magro anuncia encerramento da carreira de jogador e projeta continuidade no futebol

Um dos momentos mais difíceis para um atleta, em qualquer esporte, é quando chega a hora do adeus ao que mais lhe fez feliz durante tantos anos de carreira. Para o volante ex-Grêmio, Mateus André Magro, de 33 anos, chegou o momento de pendurar as chuteiras, mas não de deixar o futebol de lado.


Agora, o ex-jogador passará a utilizar seu conhecimento adquirido dentro e fora de campo para ensinar a nova geração de atletas do Vale do Sinos. A partir deste mês, Magro assume o papel de treinador de jovens talentos de base na SB Academia de Futebol, em Novo Hamburgo (RS). No novo projeto, idealizado pelo ex-zagueiro e empresário Sandro Blum, Mateus Magro dará início à nova jornada de vida.


A carreira

Em 2009, Mateus Magro foi uma das principais revelações do futebol gaúcho. Destaque do Novo Hamburgo (ECNH), onde foi profissionalizado, o meio-campista foi descoberto por Mauro Galvão e chegou a ser tratado como pupilo de Renato Portaluppi após ser transferido para o Grêmio, no mesmo ano. Magro teve bons momentos com a camisa do Tricolor dos pampas, inclusive como capitão do Sub-20 e titular em jogos importantes.


Ainda quando pertencia ao Grêmio, Magro foi emprestado para outros clubes do futebol brasileiro, como Caxias, Ypiranga de Erechim, Vila Nova-GO e Red Bull Brasil. Em 2016, rescindiu seu contrato com o Tricolor e passou a atuar com passe livre. Vestiu os mantos ainda de Aparecidense-GO, Grêmio Anápolis-GO, Itumbiara-GO, Penapolense-SP, Inter-SM e ASD Calcio Mozzecane-ITA, Lucchese-ITA e Governolese-ITA, clubes italianos em que atuou de 2019 a 2023.


No futebol italiano, Magro já começou a trajetória fora dos gramados. Trabalhou com jovens da base do Mozzecane nos últimos anos, tendo participado de inúmeros cursos em clubes europeus, tais como Hellas Verona-ITA, Chievo-ITA, Mainz-ALE, Sparta Rotterdam-HOL, entre outros.

Agradecimento

“Quero agradecer a todos os clubes que confiaram na minha pessoa e que abriram as portas para desenvolver meu futebol. Infelizmente, nessa caminhada, as coisas não foram como planejadas, ainda mais por duas lesões no Ligamento Cruzado Anterior (LCA) - dos joelhos esquerdo e direito – que resultaram em cirurgias e longos períodos de recuperação e sacrifícios. Porém, desde que fui pra Itália, busquei me preparar para o pós-carreira de jogador, fazendo cursos de técnico e trabalhando com categorias de base”, destacou Mateus Magro.


O ex-volante recorda de grandes treinadores com quem teve também a oportunidade de trabalhar e aprender, casos de Andrey Lopes, Renato Portaluppi, Paulo Autuori, Roger Machado, Paulo Turra, Luizinho Vieira e outros. “Agradeço aos meus antigos treinadores, pois com cada um deles pude aprender um pouco para colocar em prática a partir de agora”, pontuou.

Novo projeto

Na SB Academia de Futebol, Mateus Magro vai trabalhar com atletas dos 5 aos 20 anos de idade, com foco principal na preparação física e aprimoramento técnico. O principal objetivo, no momento, é a formação de uma equipe da categoria júnior (sub-20) competitiva para que em breve o projeto de Sandro Blum realize amistosos contra grandes clubes do futebol brasileiro e do exterior, a partir de intercâmbios para a Europa e Ásia.


“No esporte, somos movidos a desafios. Assumi esse compromisso com o Sandro Blum, pois foi meu companheiro no Novo Hamburgo no começo da minha carreira de jogador, e foi uma pessoa muito importante no meu desenvolvimento na época. Vamos trabalhar bastante para que essa nova geração de atletas possa estar bem-preparada para o mercado de trabalho”, complementou Magro, que dá início aos trabalhos nesta quarta-feira, dia 10.

A SB Academia de Futebol

A SB Academia de Futebol deu o pontapé inicial no primeiro semestre de 2023, com foco na qualificação e preparação de jovens jogadores de categorias de base, seja para o futebol masculino ou feminino. O empresário Sandro Blum, ex-jogador de Palmeiras, Atlético-MG, Sport e Juventude, é o idealizador do empreendimento. Em 2024, os treinamentos ocorrerão em novo espaço, na sede da AABB, de Novo Hamburgo (Rua Presidente Lucena, 850, Estância Velha). Confira mais informações pelo Instagram (@sbacademiadefutebol).


Fotos: Lucas Uebel/Grêmio

Comments


bottom of page