Federação Gaúcha anuncia o cancelamento de cinco campeonatos

A Federação Gaúcha de Futebol anunciou neste sábado o cancelamento dos Campeonatos Estaduais de 2020 nas categorias Sub-15 e Sub-17 (Masculino) e Sub-14, Sub-16 e Sub-18 (Feminino). O motivo é o momento que o Brasil se encontra, em decorrência da pandemia do novo coronavírus.


"Como já é notório, a FGF tem o compromisso de promover o futebol, porém evitando ou minorando qualquer risco de contágio no ambiente esportivo. Por isso, a presente decisão foi tomada, considerando o momento atual da pandemia de COVID-19 e a necessidade da observância das recomendações dos órgãos sanitários e do rígido protocolo de saúde exigidos pelas autoridades na área da saúde do governo do Estado, o qual reúne, dentre outras", declarou a entidade.


Conforme a entidade, são diversos fatores que levaram a decisão, como as diretrizes operacionais dos jogos; medidas de segurança e contingenciamento dos profissionais envolvidos nas partidas; normas de distanciamento e higiene; Testagem de todos os envolvidos na partida; Confinamento e limitações do número de atletas em ônibus da delegação, assim como, as hospedagens.


Para a realização dos campeonatos, todas as medidas citadas deveriam ser cumpridas. Isso resultaria em altos custos para as entidades envolvidas, impactando-as, sobremaneira, com gastos que tornam inviável a realização das mencionadas competições.


"A intenção é que para o ano de 2021 as competições sejam realizadas, contanto que o cenário sanitário no País, assim como no Estado, esteja normalizado", finaliza nota da FGF assinada pelo seu presidente Luciano Hocsman.