FGF realiza exposição em homenagem ao tricampeão mundial Everaldo

A Federação Gaúcha de Futebol - FGF anunciou a realização da exposição O Gauchão da Copa, em homenagem ao ex-jogador Everaldo, que fez história no Grêmio e foi campeão mundial com a Seleção na Copa de 1970. Além da homenagem ao ex-lateral-esquerdo, a exposição localizada na sede da FGF reserva um segundo setor às memórias do amistoso entre a seleção gaúcha e a seleção brasileira, que aconteceu em 17 de junho de 1972.


O lançamento ocorrerá no dia 17 de outubro, em evento destinado a convidados. A exposição passa a ser aberta ao público a partir do dia 18 de outubro, indo até o dia 28, das 13h às 19h.


A exposição terá materiais alusivos a Everaldo, como o traje de gala e a camisa da Seleção de 1970, além de roupas, fotografias e objetos pessoais, com direito a entrevistas exclusivas e inéditas sobre a sua vida. Everaldo Marques da Silva foi o primeiro jogador atuando por um clube do Estado a ser campeão mundial . Por esse feito, foi homenageado pelo Grêmio com a estrela dourada na bandeira do clube. Morreu precocemente em um acidente de carro em 1974.


Na área que relembra o amistoso entre seleção gaúcha e seleção brasileira, que completou seu cinquentenário este ano, os visitantes poderão conhecer mais sobre essa partida, ver o fardamento e os abrigos utilizados pelos gaúchos e guardados pelo ex-jogador do Internacional Tovar. Fotografias e relíquias também estarão expostas nesse setor, além do livreto de convocação e do cardápio servido aos jogadores. Lembrando que esse jogo, que terminou empatado em 3 a 3, existiu graças ao descontentamento dos gaúchos com a não convocação de Everaldo para a Seleção, que jogaria a Copa Independência naquele ano.


Os visitantes receberão um folder com um resumo da história de Everaldo e, no mesmo material, haverá um QR Code para acesso ao conteúdo do podcast “Um gol do Brasil quase estragou tudo”, que conta a história do jogo e tem um episódio inteiro dedicado à biografia de Everaldo. Na abertura da exposição, será exibido o trailer do documentário “O Brasil vai até o Chuí", que também aborda as memórias desse duelo.


Exposição O Gauchão da Copa:

Visitação de 18/10 a 28/10 - das 13h às 19h, na sede da FGF

Lançamento dia 17/10, às 17h30, para convidados


Arte: Divulgação