
Foto: Laguna/Divulgação
O segundo clube vegano do mundo e a primeira SAF do futebol do Rio Grande do Norte, o Laguna conquistou na temporada passada o acesso à elite do Campeonato Potiguar com o título da Série A2. O clube irá disputar a primeira divisão Estadual neste ano de 2025. Para matar a sua curiosidade, Forest Green Rovers, da Inglaterra, é quem ocupa o posto de primeiro clube vegano do mundo.
A estreia da equipe será no próximo final de semana, no dia 12 de janeiro, às 16h, contra o ABC, equipe tradicional do futebol brasileiro. O jogo será no Estádio Frasqueirão.
As cores do clube são o azul e rosa. Entre os fundadores do clube está um gaúcho, Gustavo Nabinger, 41 anos, natural de Porto Alegre. A equipe também é treinada por outro profissional do Rio Grande do Sul. O comandante em campo é Rodrigo Aragonez, de 38 anos. O treinador passou pela base do Inter e Figueirense.
O CLUBE
Fundado em fevereiro de 2022, o Laguna tem como DNA a inovação e a sustentabilidade. No CT da equipe, no município de Tibau do Sul, onde está a famosa Praia de Pipa, não é servido qualquer alimento de origem animal. O cardápio dos atletas foi pensado por profissionais de cozinha vegana.
O veganismo é a prática de abster-se do uso de produtos animais e uma filosofia que condena a exploração animal. Como resultado de seus princípios éticos, veganos adotam uma dieta à base de plantas: excluem-se carne, leite e derivados, ovos, mel, ou qualquer outro produto proveniente de um animal.
Nabinger já foi jogador de futebol. Além de ocupar o cargo administrativo, ele foi técnico da equipe. O profissional tem experiência em categorias de base de clubes, como Ponte Preta, Guarani, Novorizontino, Figueirense e Vila Nova.
"O nosso objetivo é chegar na Série A do Campeonato Brasileiro em até dez anos, até 2032. Há o exemplo do Cuiabá, que subiu rapidamente de divisões", declarou Nabinger em entrevista à Revista Placar em 2023.
Opmerkingen