Gauchão: Esportivo deve começar pré-temporada em novembro

Após confirmar o retorno do técnico Carlos Moraes para 2020, quando o clube disputará o Gauchão, o Esportivo iniciou o seu planejamento para o ano que vem. A pré-temporada do clube deve iniciar no mês de novembro – dois meses antes do começo do Gauchão, com previsão de estreia em janeiro, em um novo formato.


A proposta da Federação Gaúcha de Futebol é promover uma fase classificatória somente para clubes do interior que não disputam as séries A e B do Campeonato Brasileiro – essa fase pode garantir acesso à Copa do Brasil e Série D do Brasileirão. Os melhores avançam para encarar, também, a dupla Grenal. Compõem o Campeonato Gaúcho de 2020 Grêmio, Internacional, Juventude, Caxias, Pelotas, Brasil de Pelotas, Novo Hamburgo, São Luiz, São José, Aimoré, Ypiranga e Esportivo.


Diante do elevado grau de competitividade da elite, Moraes aposta naquela que é uma das marcas de sua metodologia de treinamento: a forma de trabalho combinado. Nessa filosofia, as partes física, tática e técnica são integradas, simulando situações de jogo. “No que diz respeito a esquema tático, meu preferido é o 4-2-3-1, o mais utilizado hoje nos grandes times, mas, claro, deve-se levar em consideração as características do grupo de jogadores à disposição, podendo variar de acordo com a necessidade”, adianta.


Foto: Divulgação/Facebook/Esportivo