Juizado do Torcedor terá intérpretes durante Copa América


O primeiro jogo em Porto Alegre pela Copa América, competição de futebol entre seleções mais antiga do mundo, acontece no sábado, 15/6, na Arena do Grêmio. O Juizado do Torcedor e Grandes Eventos (JTGE) está escalado e contará com o reforço de um intérprete de espanhol para, em caso de necessidade, auxiliar na comunicação com os torcedores de Peru e Venezuela.


A participação de tradutores no posto do Judiciário está garantida nas demais quatro partidas no campo gremista, duas delas envolvendo as seleções convidadas, Catar (língua árabe) e Japão.

O Juiz de Direito Marco Aurélio Martins Xavier é o titular do JTGE e considera que a medida qualifica o serviço jurisdicional prestado, ao permitir que se tomem as medidas possíveis na audiência no estádio e evitando gastos com eventuais atos processuais de difícil execução no estrangeiro. "A essência do Juizado do Torcedor é proporcionar Justiça plena e instantânea", diz.


Os três intérpretes atuarão voluntariamente. São uma servidora do Judiciário e duas pessoas indicadas, inclusive com a intermediação do Consulado do Japão. O serviço já foi usado durante a Copa do Mundo de 2014.


Calendário

Os jogos da Copa América na capital gaúcha, sempre com a atuação do JTGE:

Dia 15/6, 16h, Venezuela e Peru

Dia 20/6, 20h, Uruguai e Japão

Dia 23/6, 16h, Catar e Argentina


Porto Alegre ainda sediará um jogo da fase de quartas-de-final (27/6) e outro da semifinal (3/7).


Foto: Fernando Torres / CBF