top of page

Juventude anuncia melhor técnico do Paulistão para evitar vexame na Série B

O Departamento de Futebol confirmou após a derrota para o Mirassol, neste sábado, no Jaconi, a contratação do novo treinador da equipe principal alviverde. Trata-se de Thiago Carpini, 38 anos, vice-campeão paulista com o Água Santa. O anúncio ocorreu ao final do jogo diante do Mirassol, pela Série B do Campeonato Brasileiro.


Natural de Valinhos, no interior de São Paulo, Carpini é um ex-atleta que atuou como zagueiro e volante em equipes como Ponte Preta, Atlético-MG, Athletico-PR, Bahia, Guarani, América-RN e Caldense, além de passagens pela Grécia e China.


Em 2017, pendurou as chuteiras e passou a se dedicar aos estudos para se tornar treinador, tendo concluído cursos da CBF e da AFA. Em 2018, teve a primeira experiência como membro de comissão técnica, onde foi auxiliar no XV de Piracicaba (SP). Na mesma função, em 2018, Thiago trabalhou no Botafogo-PB em uma campanha histórica, sendo finalista da Copa do Nordeste.


Em 2019, transferiu-se para o Guarani, ainda como auxiliar técnico. Entretanto, recebeu a oportunidade de comandar a equipe permanentemente em uma missão de recuperação na Série B do Brasileiro, tirando o Bugre da zona do rebaixamento e garantindo a permanência da equipe na competição.


Após o Guarani, Carpini teve uma breve passagem pelo Oeste, até chegar na Inter de Limeira para a disputa do Paulistão 2021. A equipe do interior, sob o comando do treinador, chegou às quartas de final após 35 anos. No mesmo ano, Thiago Carpini aproveitou o intervalo sem jogos e realizou estudos em clubes europeus, como Barcelona, Atlético de Madrid e Benfica.


O mesmo feito de levar equipes menores às quartas de final do Paulistão veio a se repetir com o Santo André, em 2022. No segundo semestre, assumiu o comando da Ferroviária para a disputa da Copa Paulista. Depois da breve passagem pela Ferrinha, Carpini recebeu o convite para assumir o Água Santa. O projeto envolvia a reta final da Copa Paulista e montagem do elenco para a disputa do Paulistão deste ano.


No Água Santa, foi o responsável por comandar o clube no maior feito de sua história: o vice-campeonato paulista. Ao longo do torneio, Carpini atingiu 61% de aproveitamento, com sete vitórias em 12 jogos, sendo escolhido o melhor treinador do Paulistão.


Thiago Carpini é aguardado em Caxias do Sul ao longo da próxima semana, quando chega e já comanda os primeiros treinamentos com o grupo alviverde. O Esporte Clube Juventude deseja sucesso e boa sorte nesta jornada.


Foto: @rafaelmenezesmkt

Comments


bottom of page