Levantamento inédito mostra a atividade dos 41 clubes gaúchos no calendário 2019

Atualizado: Jun 2

A paralisação do futebol trouxe a tona a reflexão do calendário gaúcho. Para muitos profissionais está na hora de se pensar em uma mudança no calendário do futebol no Rio Grande do Sul.


Em 2019, 41 clubes profissionais entraram em campo na temporada de 2019, segundo a Pluri Consultoria. O Rio Grande do Sul é o terceiro estado com mais clubes em atividade, ficando atrás de São Paulo com 89 e Rio de Janeiro com 66 equipes.


O site peleiafc.com ampliou essa temática e elaborou um Raio X da atividade de todos os 41 clubes gaúchos que entraram em campo no calendário nacional e regional. O levamento completo você confere na imagem ao final desta postagem.


A pesquisa mostra alguns números importantes. Os clubes com calendário maior são do Campeonato Gaúcho Série A. Contudo, dois fecharam as portas no restante da temporada após o estadual da primeira divisão: Veranópolis e São Luiz. Os demais jogaram a Copa FGF ou alguma competição da CBF.


Na Divisão de Acesso, nota-se um desinteresse pela Copa FGF. Dos 16 clubes, apenas quatro jogaram a copinha da Federação: Cruzeiro, Lajeadense (parceria com Juventude), Bagé e São Borja. Ao fim da Série A2, 11 clubes ficaram sem calendário. O campeonato teve uma situação excepcional, que foi o Ypiranga jogando a Série C e a Copa do Brasil.


Na Terceirona Gaúcha, percebe-se um interesse maior pela Copa FGF. Dos 12 clubes participantes, sete entraram em campo pela Copinha. Contudo, outros cinco jogaram apenas a Terceirona no primeiro semestre. O Gaúcho foi a única equipe da 3º Divisão a ter um calendário mais cheio, com Terceirona, Copinha e Série D.


Também tivemos um clube que não entrou em campo no primeiro semestre, mas jogou na segunda parte do ano. O União Harmonia não atuou em nenhuma divisão da FGF. Entretanto, o time de Canoas optou por jogar a Copa da Federação nos últimos seis meses do ano.


Dos 41 clubes em atividade profissional no ano passado no futebol gaúcho:


> Jogaram 1 campeonato:

19 clubes


> Jogaram 2 campeonatos:

13 clubes


> Jogaram 3 campeonatos:

5 clubes


> Jogaram 4 campeonatos:

4 clubes (sendo dois Grêmio e Inter)


* Em 2019, a dupla Gre-Nal teve calendário internacional, mas não entrou na nossa contabilidade.

Arte: PELEIA FC