Lista fechada: Gaúchos conhecem todos os adversários da Série C 2023

Atualizado: 8 de nov.

Com o fim da Série B, Náutico, CSA, Operário e Brusque irão integrar o grupo de 20 clubes que disputarão a Série C do Brasileirão em 2023. Com o incremento dos clubes rebaixados e os que subiram subiram da Série D, a divisão de clubes por região ficou: cinco clubes do Sul, três do Sudeste, um do Centro-Oeste, quatro do Norte e sete do Nordeste.


O Rio Grande do Sul terá dois representantes. Neste ano, o Brasil de Pelotas acabou rebaixado para a Série D. Quase que a vaga foi suprida por outro gaúcho. Contudo, o Caxias perdeu o jogo do acesso à terceira divisão nacional para o América-RN. Assim, Ypiranga e São José são os únicos do estado no nacional.


A fórmula da competição não deve sofrer alterações para temporada que vem. A primeira fase deve seguir em turno único, com os 20 times se enfrentando em 19 rodadas. Os quatro piores caem para Série D e os oito melhores avançam para a segunda fase, em quadrangulares. Com turno e returno, as equipes ficam em dois grupos com quatro times cada. Os dois melhores sobem. O líder de cada chave vai para final em partidas de ida e volta.


SÉRIE C 2023

São José

Ypiranga

Altos

Aparecidense

Botafogo-PB

Confiança

Figueirense

Floresta

Manaus

Paysandu

Remo

Volta Redonda

América-RN (campeão da D)

Pouso Alegre (vice-campeão da D)

Amazonas FC (semifinalista da D)

São Bernardo (semifinalista da D)

Náutico (rebaixado da B)

Operário-PR (rebaixado da B)

Brusque (rebaixado da B)

CSA (rebaixado da B)


Foto: Lucas Figueiredo/CBF