Livro dos 100 anos do Esportivo será lançado no dia de aniversário do Clube

Centenário desde agosto de 2019, o Esportivo Bento Gonçalves terá sua singular história perpetuada no livro Um século alviazul, título da publicação idealizada para marcar os 100 anos da instituição, cuja trajetória possui íntima ligação com o desenvolvimento da cidade onde está inserido. Organizada pelos jornalistas Alceu Salvi Souto e Fabiano Mazzotti, a obra é resultado de dois anos de pesquisa e chega ao público em uma data especial: 28 de agosto de 2020, dia de comemoração dos 101 anos do clube identificado pelas cores azul e branco.


A vida do Esportivo, antes espalhada na memória de diferentes gerações de admiradores e torcedores, agora está reunida, formando um conjunto de informações que se apresenta como verdadeiro patrimônio do clube, também conhecido como o alviazul da capital brasileira do vinho. Textos, fotografias e links para acessos a áudios e vídeos na internet estampam as 328 páginas da edição de luxo, elaborada com capa dura e impressão toda colorida. Uma versão sonora acompanha o livro, oferecendo acessibilidade de conteúdo a deficientes visuais ou pessoas com dificuldade de leitura.


Suas folhas reproduzem as lembranças dos entrevistados, enaltecem importantes conquistas e rememoram destacados feitos em que o Esportivo atuou como protagonista no cenário do futebol gaúcho. Com apresentação do presidente da Federação Gaúcha de Futebol (FGF), Luciano Hocsman, o livro valoriza os personagens que dedicaram suor dentro e fora dos gramados para fazer o clube chegar a essa emblemática marca de um século em plena atividade. "Mais do que um registro escrito, é um merecido presente para todas as pessoas envolvidas com o Esportivo e um trabalho que enriquece a biblioteca do futebol no Rio Grande do Sul", comenta Fabiano Mazzotti.


Obra terá lançamento virtual


Financiado pela Lei de Incentivo à Cultura do Governo Federal, o livro é resultado de um projeto que necessita ser encerrado até o final de 2020.


Diante do cenário instaurado pela pandemia do novo coronavírus (COVID-19), o lançamento não poderá ser presencial, em um evento aberto ao público, como planejado pelos idealizadores. Atendendo aos protocolos de segurança determinados pelas autoridades competentes, a apresentação da obra será virtual, por meio de uma transmissão online, dia 28 de agosto, às 20 horas. A live será veiculada pelos perfis do autor Fabiano Mazzotti (fabiano.mazzotti) e oficial do Clube Esportivo (ClubeEsportivo) ambos na rede social Facebook com duração de 50 minutos.


Durante a apresentação, a obra poderá ser comprada em canais digitais que estarão oferecendo o produto. O livro físico poderá ser adquirido a partir do dia seguinte ao lançamento, em livrarias de Bento Gonçalves (Aquarela, APP, Dom Quixote e Paparazzi), na secretaria do Clube Esportivo ou com os autores. Outras atividades de promoção da obra devem ser realizadas na Feira do Livro de Bento Gonçalves e ExpoBento.


Responsáveis pelo trabalho, Alceu Salvi Souto, Fabiano Mazzotti e a equipe de produção lamentam não poderem realizar o lançamento da obra com a presença física das pessoas, transferindo para encontros individuais o clássico e tradicional ato de autografar o livro.


Livro Um século alviazul – ficha técnica


Financiamento: Lei Federal de Incentivo à Cultura.

Patrocínio máster: Ceran – Companhia Energética Rio das Antas.


Patrocínio: Mérica Transportes e Logística, Meber Metais, Centro da Indústria Comércio e Serviços de Bento Gonçalves (CIC-BG), Pozza, Bento Transportes, Cinex, Todeschini, Geremia Weg Cestari Redutores, Anderle Transportes, Grepar Supermercados, Pan Eletric, Adubare Compostos Orgânicos, Pratomil Restaurantes Empresariais, Super Apolo, Família Salton, Italínea, Casttini, Multimóveis, Vinícola Aurora, Aleplast Embalagens Plásticas, Giordani Turismo e Eventos, Don Giovanni, Madem, Politorno Móveis, Lex Empreendimentos Imobiliários, Transportes Bertolini Ltda, Rinaldi, Carraro Móveis e Imopur.


Realização: Secretaria Especial da Cultura (SEFIC)/Ministério do Turismo/Governo Federal.


Dados do livro:

Formato: 24cm x 28cm

Páginas: 328

Capa: dura

Miolo: couchê fosco 150gr.

Preço:

R$ 70,00 (preço promocional de lançamento para os 400 primeiros exemplares)

R$ 90,00 (preço normal)


Serviço:

O que: lançamento do livro Um século alviazul, contando a história centenária do Clube Esportivo Bento Gonçalves

Quando: 28 de agosto, às 20 horas

Onde: transmitida pelos perfis no Facebook fabiano.mazzotti e ClubeEsportivo


Na foto, os autores Fabiano Mazzotti e Alceu Salvi Souto

Foto: Idovino Merlo