Morre em Santa Maria João Crescêncio, ex-jogador do Rolo Compressor, aos 102 anos

Faleceu na noite de terça-feira, em Santa Maria, um dos jogadores que integrou o time Rolo Compressor do Internacional de Porto Alegre. João Crescêncio, 102 anos, nasceu em 1918 e completaria 103 anos de idade no dia 25 de dezembro. Ele morreu em casa enquanto dormia, de causas naturais.


Em 1937, João Crescêncio, aos 18 anos, foi morar em Porto Alegre. Ele servia no quartel e dividia o tempo jogando no time da própria unidade militar. Um dirigente ligado ao Internacional o convidou para fazer um teste no clube e acabou sendo aprovado.


De 1937 a 1942, João Crescêncio dividiu o gramado do Estádio dos Eucaliptos com diversos craques, entre eles Tesourinha e Carlitos. Em 1942, ele retornou para Santa Maria e ajudou a fundar o Guarany Atlântico, clube que se tornou profissional e que foi extinto na década de 60.


Em 2020, João Crescêncio teve uma vitória: venceu a Covid-19 depois de ficar 25 internados no Hospital de Caridade Astrogildo de Azevedo. Seu sepultamento foi realizado ás 16h30 desta quarta-feira no Cemitério Ecumênico Municipal de Santa Maria.


O Internacional emitiu uma nota de pesar pela morte do seu ex-jogador, a última lenda, então viva, daquele histórico time.


"Com profunda tristeza, lamentamos o falecimento do ex-jogador colorado João Crescêncio, também conhecido como Russo, aos 102 anos de idade. No Clube do Povo, Crescêncio fez parte do Rolo Compressor, na década de 1940, do qual era a última lenda viva. O Clube do Povo deseja força a familiares e amigos neste momento difícil", declarou o clube.


Foto: Site Internacional/Divulgação

Fonte: Rádio Imembuí - Jornalista Renato Oliveira