No dia do seu aniversário, Caxias escapa de rebaixamento no Pleno STJD por um voto
- Peleia FC
- 10 de abr.
- 2 min de leitura

Foto: STJD/Divulgação
O que era para ser um julgamento tranquilo, se transformou em uma partida com muito tempo de acréscimo e pênalti no último minuto. Contudo, a vitória saiu para alívio do torcedor do Caxias no dia do aniversário de 90 anos do clube.
Nesta quinta-feira, o Caxias foi julgado no pleno do STJD e correria o risco de perder 27 pontos por escalação irregular na Série C de 2024. O caso envolve o jogador Yuri Ferraz. Na terceira comissão, no mês de fevereiro, o Caxias havia sido absolvido por unanimidade. Contudo, ABC, Sampaio Corrêa e a Federação Maranhense recorreram ao pleno da corte.
A relatora do caso, Mariana Barreiras, votou pela absolvição do Caxias e a redução da pena de suspensão do atleta de seis para quatro jogos. Ela foi acompanhada por outros três auditores.
No entanto, o auditor Luiz Felipe Bulus pediu a condenação do Caxias com a perda de pontos. Ele foi acompanhado por outros três auditores. Com 4 a 4, sobrou o voto de minerva.
Último a votar, o presidente do pleno Luís Otávio Veríssimo fez uma longa explanação de quase 15 minutos e acabou com o drama do torcedor da Serra. Ele votou com a relatora e, assim, absolveu o Caxias. O Grená foi salvo de um rebaixamento no dia do seu aniversário, no último instante.
Com o resultado, não cabe mais recurso na esfera desportiva e o Caxias segue na Série C do Brasileirão. O time estreia na competição em 2025 no próximo final de semana, domingo, às 16h, contra o Floresta, no Estádio Centenário.
Entenda o caso:
A denúncia teve origem após recebimento de Notícia de Infração apresentadas pelo Sampaio Corrêa e pela Aparecidense. Os documentos narram que o atleta Yuri Ferraz atuou em quatro partidas pela equipe do ABC, no Campeonato Brasileiro da Série C 2024 e, posteriormente, foi transferido pelo Caxias onde teria disputado mais nove jogos na competição, violando assim o artigo 10 do Regulamento Específico da Competição que diz que um atleta só pode ser inscrito por outro clube se tiver atuado em um número máximo de três partidas pelo clube de origem. Contudo, o quarto jogo não consta em súmula por erro da arbitragem, diante do Athletic.
Pelo ABC, Yuri Ferraz teria atuado nas partidas:
Ferroviária x ABC, em 22/04/2024;
Athletic x ABC, em 05/05/2024;
ABC x Londrina, em 11/05/2024; e
Ferroviária x ABC, em 19/05/2024.
Comments