Os detalhes do Gauchão 2023

A Federação Gaúcha de Futebol - FGF realizou na quinta-feira (10) o Conselho Técnico para o Gauchão 2023 e definiu, junto com presidentes e representantes das 12 equipes participantes da competição, as datas e o regulamento do campeonato. A previsão de início da competição está marcada para os dias 14 e 15 de janeiro, respectivamente sábado e domingo. A previsão do término é no domingo, 9 de abril.


O Conselho foi apresentado pelo presidente da FGF, Luciano Hocsman, que deu as boas-vindas aos clubes.


- Fico contente em ver presidentes e representantes das equipes que irão disputar o Gauchão 2023. Dou as boas-vindas a todos e também saúdo e parabenizo o Esportivo e Avenida pelo acesso - declarou o presidente Hocsman.


O regulamento para a próxima edição se mantém em relação à competição de 2022. Na primeira fase, os 12 clubes disputam entre si em turno único. Os quatro melhores colocados avançam para as semifinais, que serão disputadas em jogos de ida e volta, bem como a final. Para a fase de mata-mata, não haverá gol qualificado. As duas últimas equipes da fase classificatória serão rebaixadas para a Série A2 - Divisão de Acesso 2024.


A utilização do árbitro de vídeo - VAR está prevista para começar a partir das semifinais da competição. Os clubes poderão inscrever até 50 atletas. Novas inscrições ou trocas na lista devem ser realizadas até 24 horas antes do início da 9ª rodada.


CONFIRA A PRIMEIRA RODADA DO GAUCHÃO 2023

São Luiz x Ypiranga

Novo Hamburgo x Avenida

Internacional x Juventude

Esportivo x São José

Brasil-Pel x Aimoré

Caxias x Grêmio


No Conselho Técnico, a gerente de Marketing da FGF, Carla Larini, apresentou a parceria firmada com a Brax, maior empresa de marketing esportivo da América Latina. Pelos próximos três anos, a Brax será responsável pelas propriedades comerciais do Gauchão, como a exibição dos patrocinadores em placas de LED nos estádios em jogos com transmissão pela televisão.


Foto: Max Peixoto/FGF