"Para o jogo agora, do Gauchão, serão poucas mudanças", afirma novo técnico do Juventude

Confirmado como novo treinador do Juventude na última semana, o técnico Eduardo Baptista, 49 anos, foi oficialmente apresentado pelo Verdão na tarde desta terça-feira (08/03), na sala de imprensa Dante Andreis, no Jaconi. No turno da manhã, o profissional comandou a primeira atividade com o grupo de jogadores, no estádio. Eduardo Baptista estará à frente da equipe no duelo contra o Brasil de Pelotas, pela última rodada do Campeonato Gaúcho.


Após encerrar sua carreira como jogador, Eduardo Baptista destacou-se como preparador físico, realizando trabalhos no Brasil e no exterior. Em 2012, assumiu a função no Sport e, em 2014, estreou como treinador pela equipe. Logo na primeira temporada, Eduardo conquistou a Copa do Nordeste e o Campeonato Pernambucano, além de ótima campanha na Série A. No ano seguinte, destacou-se novamente no Campeonato Brasileiro, onde o Sport chegou a liderar por cinco rodadas.


Em 2015, assumiu o Fluminense. Em 2016, foi o treinador da Ponte Preta na melhor campanha do time na era dos pontos corridos da Série A, terminando na oitava colocação. Após se destacar pela Macaca, foi contratado pelo Palmeiras para a disputa da Copa Libertadores. Eduardo Baptista acumula passagens ainda por clubes como Athletico, Coritiba, Vila Nova, CSA e Remo.


Em 2020, foi contratado pelo Mirassol, onde conquistou a Série D e foi semifinalista do Paulistão, após eliminar o São Paulo. Em 2021, emprestado ao Remo, foi campeão da Copa Verde e nesta temporada, de volta ao Mirassol, o treinador repetiu o bom desempenho no estadual. Na Copa do Brasil, levou a equipe para a segunda fase pela primeira vez na história, após eliminar o Grêmio.


“É uma honra estar aqui no Juventude, uma grande equipe, poder disputar uma série A. É um momento muito feliz, venho para cá muito motivado. Teremos um período importante dentro do calendário para poder trabalhar, reforçar a equipe e colocar em campo aquilo que a gente pensa. Queremos fechar o Campeonato Gaúcho, classificar na Copa do Brasil e iniciar bem o Campeonato Brasileiro”. Ressaltou o treinador, em sua primeira coletiva.


Eduardo ainda falou sobre sua chegada no clube e o planejamento para o próximo jogo. “É importante iniciar o quanto antes. Quanto antes tiver no campo, com os atletas, mais tempo a gente vai ter de trabalho, para conhecer cada um e mais tempo para realizar as mudanças para o Brasileirão. Para o jogo agora, do Campeonato Gaúcho, serão poucas mudanças, vou aproveitar quase tudo que o Eduardo Barros deixou, estamos conversando bastante. Vamos dar continuidade agora, para depois do estadual pensarmos no Campeonato Brasileiro”.


Foto: Fernando Alves/E.C.Juventude