Passo Fundo e Pelotas garantem vaga às quartas em domingo de duelos diretos

Seis jogos encerraram a 12ª rodada do Gauchão Série A2 - Divisão de Acesso neste domingo (05). Quatro deles reservaram confrontos diretos pelo G-4 e dois contra o rebaixamento. Em um dia com caráter decisivo para a competição, Passo Fundo e Pelotas celebraram a classificação antecipada para as quartas de final, juntando-se a Veranópolis e Santa Cruz, que garantiram a vaga no sábado.


Ambos conseguiram vitórias simples, diante de Glória e Avenida, respectivamente. Em outro duelo direto pelo G-4, o Esportivo abriu distância ao bater o Gaúcho, quinto colocado do Grupo A. Já o São Gabriel não venceu, mas encostou mais um ponto próximo ao G-4 ao empatar com o Avenida no Grupo B. Na luta contra o descenso, não houve definição após os empates entre Cruzeiro e Tupi e São Paulo e Guarani.


Confira mais detalhes dos jogos:


Cruzeiro 0 x 0 Tupi / Grupo A - Na Arena Cruzeiro, em Cachoeirinha, Cruzeiro e Tupi fizeram um primeiro tempo movimentado. Apesar da pressão dos mandantes, o time de Crissiumal também assustou. As chances de gol, no entanto, se intensificaram na etapa final. O Cruzeiro encontrou mais oportunidades, com Ramon aos 16 e aos 25. Em seguida, Kevin fez cruzamento na área e Jefferson, cara a cara com o gol, mandou para a longe. O Tupi quase abriu o placar nos acréscimos. Célio Mata-Boi deixou Brunetto livre, mas o chute saiu para fora.


Glória 0 x 1 Passo Fundo / Grupo A - No Altos da Glória, o Passo Fundo levou a melhor em cima dos donos da casa. Aos 44 minutos, PH cruzou, a bola passou por todo mundo em frente ao gol, sobrando para Wilson Junior, que só teve o trabalho de empurrar para o fundo das redes. No segundo tempo, o Glória pressionou em busca do empate, mas não conseguiu igualar. Melhor para o Passo Fundo, novo vice-líder da chave e classificado para as quartas.


Gaúcho 0 x 1 Esportivo / Grupo A - Na Arena Bsibos, em Passo Fundo, em duelo direto valendo espaço no G-4, as equipes foram ofensivas e fizeram um jogo frenético. Na reta final, várias chances de balançar as redes. Aos 35, Janderson quase abriu o placar para o Gaúcho em cobrança de falta. O Esportivo respondeu aos 41 minutos, quando Fabrício chutou para defesa do goleiro. Nos acréscimos, enfim, os visitantes encontraram o gol, com João Pedro, de cabeça.


Pelotas 1 x 0 Avenida / Grupo B – Na Boca do Lobo, em Pelotas, o Avenida começou melhor e empurrou o Pelotas para o campo de defesa, que contou com Luiz Henrique para manter o zero no placar. Os donos da casa passaram a atacar e também pararam nas defesas de Rodrigo. O Avenida ainda teve um pênalti. Tadeu cobrou e carimbou a trave. Quando a partida estava se encaminhando para o empate, Lucas derrubou João Vitor na área. Pênalti para os donos da casa, aos 34. Itaqui cobrou e marcou o gol da vitória para o Pelotas, classificado para as quartas.


São Paulo 1 x 1 Guarani / Grupo B – No Aldo Dapuzzo, em Rio Grande, um jogo decisivo contra o rebaixamento. O Leão do Parque viu o Guarani começar melhor em campo. Mas, em cobrança de escanteio, Jean Roberto cruzou na cabeça de Raul Rocha, para abrir o placar para os donos da casa. O São Paulo igualava o número de pontos do Guarani na tabela até a reta final do segundo tempo. Até que Léo Gomes aproveitou o corte parcial e chutou rasteiro, de fora da área, para definir o empate na partida.


Lajeadense 1 x 1 São Gabriel / Grupo B – A partida começou com as equipes ofensivas na Arena Avliazul, em Lajeado. Na primeira etapa, os dois times tiveram oportunidades de gols e os atacantes viram os goleiros serem fundamentais para manter a igualdade no placar. A segunda etapa foi de menos oportunidades. O São Gabriel foi certeiro na sua chegada: a bola sobrou para Matheus Mazia dentro da área abrir o placar. O Lajeadense reagiu na reta final. Alan Bald tentou duas vezes de cabeça. A primeira carimbou o travessão, na segunda colocou no fundo da rede para empatar a partida.


Foto: Lucas Canez - AI/ECP

Fonte: Lucas Rizzati, Angelo Pieretti e Silvia Macedo/FGF