Profissionais debatem estratégias para melhorar o calendário do futebol gaúcho

Na tarde de terça-feira, 01/09, profissionais do futebol gaúcho se reuniram na capital para debater sobre o futuro do futebol do interior. O movimento Todos Pelo Futebol Gaúcho surgiu através de uma necessidade de buscar soluções para melhorar as condições de todas as pessoas envolvidas neste processo.


O movimento é propositivo e deseja contar com apoio da Federação Gaúcha de Futebol (FGF) e dos clubes. "Estamos querendo debater sobre o calendário do futebol para os próximos anos. Tenho certeza que do jeito que está não agrada a maioria dos profissionais que dependem do futebol para sustentar a sua família. Queremos debater, estamos apresentando uma alternativa de calendário", destacou o treinador Cristian de Souza, um dos integrantes do movimento.


Na mesma linha, o treinador Fabiano Daitx, ressalta que o propósito é abrir o debate com todos. "É um momento delicado que precisa de uma reflexão. E estamos querendo ajudar, com sugestões. São três aspectos que desejamos discutir: formação de atletas, gestão nos clubes e calendário. Nos preocupa muito alguns dados. O futebol gaúcho pede socorro. Temos muitos profissionais desempregados. Queremos contribuir com a federação", afirmou Fabiano Daitx.


O treinador Paulo Porto salientou que já entrou em contato com o presidente da FGF, Luciano Hocsman, que prometeu realizar um encontro para ouvir o projeto do grupo Todos Pelo Futebol Gaúcho. Já o técnico Fabiano Borba, avaliou como muito positiva esta primeira reunião presencial do movimento. O grupo já vinha realizando reuniões online.


A reunião presencial desta terça-feira, que ocorreu no Sindicato dos Árbitros, em Porto Alegre, contou com a presença de profissionais do futebol, como jogadores, preparadores físicos e treinadores, entre eles, Ben Hur, Paulo Porto, Fabiano Daitx, Fabiano Borba, Eduardo Luz, Cristian de Souza, Fernando Agostini, Daniel Franco, Maurício Burzlaff, jogadores Athos e Zulu, presidente do Sindicato dos Jogadores, Gabriel Schacht, e o vice-presidente do Sindicato dos Profissionais em Educação Física do Rio Grande do Sul (SINPEF/RS) Silvio Cardoso da Silveira.


A proposta deverá ser apresentada oficialmente até o final de semana. No encontro de ontem, segundo apurou o peleiafc.com, foram debatidos alguns temas que não estavam no projeto inicial. Agora, a ideia será ajustada com as temáticas apresentadas na reunião para posterior divulgação aos torcedores, imprensa e demais profissionais. Também foi lançada a hashtag: #todospelofutebolgaucho !


Foto: Eduardo Pires/Assessoria

Com informações de Eduardo Pires