Resumo dos jogos da última rodada da fase de grupos da Divisão de Acesso

Terminou a fase de grupos da Divisão de Acesso. Seguem na disputa das duas vagas para a Série A do Gauchão oito times. No grupo A avançaram: Veranópolis, Glória, Passo Fundo e Esportivo. No grupo B seguem Santa Cruz, Pelotas, Lajeadense e Avenida. Foram rebaixados São Paulo e Cruzeiro. Confira o resumo das partidas deste domingo:


GRUPO A


Esportivo 0 x 0 Brasil-Far – Na Montanha dos Vinhedos, em Bento Gonçalves, a partida foi de bastante equilíbrio e poucas oportunidades de gols. Mesmo assim, o Esportivo conseguiu levar perigo na bola aérea. A defesa do Brasil afastou e, na sobra, Fabrício quase surpreendeu Ronaldo em cruzamento que carimbou o travessão. O resultado foi bom para os dois times. O Esportivo avançou, enquanto o Brasil seguiu firme na Série A2.


Gaúcho 1 x 0 Tupi – Na Arena BSBios, em Passo Fundo, o Tupi começou melhor e parou na trave em chute de Eto'o. O Gaúcho foi ganhando espaço, acumulando oportunidades de gols e o goleiro Robinho foi fundamental para manter a igualdade. Aos 40 minutos do segundo tempo, Rafael Klein aproveitou a sobra do escanteio e marcou o gol da vitória do Gaúcho, que não bastou para o time de Passo Fundo avançar. Mesmo derrotado, o Tupi evitou o rebaixamento.


Cruzeiro 0 x 2 Glória - Tentando se livrar do rebaixamento, o Cruzeiro procurou pressionar desde o início e criou muitas chances de gol, mas o Glória foi mais efetivo nos contra-ataques. No primeiro tempo, Francis invadiu a área, driblou o goleiro e fez 1 a 0 para o time da Serra. Ramon teve a chance do empate, mas isolou a cobrança de pênalti na etapa final. Já nos acréscimos, em novo contragolpe, Vitor definiu a classificação do Glória e a queda do Cruzeiro para a Série B.


Veranópolis 2 x 1 Passo Fundo - No Antônio David Farina, em Veranópolis, os donos da casa, que já tinham a primeira colocação do grupo garantida, se isolaram ainda mais na liderança. Aos 25 minutos, Matheus Santana recebeu na área e chutou forte: 1 a 0. Na segunda etapa, o VEC controlou a partida e marcou o segundo com Leozão, completando de cabeça o cruzamento de escanteio. O também classificado Passo Fundo ainda conseguiu descontar com Lagoa, aos 26 minutos da etapa final.


GRUPO B


Inter-SM 2 x 0 São Gabriel - No Estádio Presidente Vargas, o gol que abriu o placar surgiu aos 47 minutos do primeiro tempo, após o árbitro marcar pênalti para os donos da casa. Everton Sena converteu a cobrança. O segundo gol saiu de um escanteio. Aos oito do segundo tempo, Wagner subiu livre de cabeça e mandou para o fundo do gol. O São Gabriel precisava vencer para seguir com chances de G-4, mas não conseguiu reagir.


Lajeadense 0 x 0 Avenida - Na Arena Alviazul, as equipes fizeram um jogo equilibrado. O Avenida insistia mais porque buscava a classificação, enquanto o Lajeadense já estava garantido no G-4. Como o São Gabriel perdeu, o empate sem gols foi mais do que suficiente para o Periquito de Santa Cruz do Sul celebrar a quarta vaga rumo à próxima fase.


Santa Cruz 4 x 0 Guarani - Jogando em casa, o Santa Cruz precisava vencer e torcer contra o Pelotas para fechar a fase na liderança do grupo. E deu tudo certo. O Galo aplicou 4 a 0 sobre o Guarani, que já não tinha chances de vaga nem risco de queda na rodada final. Juninho Tardelli abriu o placar de pênalti. Rafinha fez os dois gols seguintes em dois belos chutes de média distância. O centroavante Nena escorou cruzamento e encerrou a goleada nos Plátanos.


São Paulo 1 x 0 Pelotas - Já rebaixado, o São Paulo surpreendeu o Pelotas, que defendia a liderança. Aos seis minutos do segundo tempo, a bola passou de pé em pé até que Jean Roberto chutou cruzado para que Cecel empurrasse para o gol: 1 a 0 para os donos da casa. Aos 13, o Pelotas teve chance de empatar em um pênalti, mas Igor Silva errou a cobrança. Assim, o Lobo terminou a primeira fase em segundo do Grupo B.



Fonte: Lucas Rizzati, Angelo Pieretti e Silvia Macedo/FGF