São José e Brasil ficam no empate em amistoso visando o Brasileirão

Oficialmente, era só um jogo-treino no Passo d’Areia fechando uma rodada dupla de futebol na casa do São José na tarde deste sábado. O Zeca, na preparação para a Série C, encarava o Brasil, de Pelotas, em preparação para a B. E parecia ser um confronto valendo três pontos. Teve reclamação à arbitragem, disputas acirradas pela bola, ritmo intenso, oportunidades de gols e, no final, deu empate em 1 a 1. Bruno Jesus marcou para o Zeca, no último lance deste teste.

“Queríamos um teste que desse ritmo de jogo para a equipe, forte como foi este. Tivemos oportunidade de ver boas transições ofensivas e defensivas e serviu para fazermos algumas boas observações na equipe. É claro que nos próximos testes teremos algumas novidades, jogadores que ainda não atuaram, mas para o primeiro jogo-treino deste período de preparação, a avaliação é muito positiva”, diz o técnico Rafael Jaques.

Em campo, a principal novidade a formação da equipe foi uma nova dupla de volantes, com Machado e o reestreante Karl. A resposta foi positiva. Durante a primeira etapa, o controle da partida foi do São José, com a criação de pelo menos duas claras oportunidades de gol. Primeiro, com Éverton Júnior, quando o atacante recebeu na área e chutou na saída do goleiro. A bola entraria se a zaga não salvasse.

Depois, Karl recebeu na área, aí foi travado pela ação rápida do goleiro quando concluiu. No entanto, a chance, de bola parada, mais clara da primeira metade do jogo-treino foi do Brasil. A arbitragem assinalou pênalti depois de um bate-rebate na área. Na cobrança, porém, Fábio defendeu no canto esquerdo.

No intervalo, Rafael Jaques trocou praticamente todo o time. O jogo ficou mais aberto, mas o Zeca seguia com a iniciativa da partida. Aos 29 minutos, no entanto, uma falta cometida próxima da área resultou na abertura do placar pelo Brasil. Maicon Assis cobrou no canto, e o goleiro Igor não conseguiu alcançar a bola.

Na insistência, o São José reagiu, e o empate veio na última jogada. Na cobrança de escanteio, a bola sobrou, pipocando na área, para Bruno Jesus chutar forte estufar a rede.

O próximo teste acontece na manhã da próxima quarta, no CT Hélio Dourado, em Eldorado do Sul, contra a equipe de transição do Grêmio. No final da semana – sexta ou sábado –, acontece o segundo teste com o Brasil, no Estádio Bento Freitas.


Foto: Aleksander de Araújo/Arquivo/São José