São José tem reforço na defesa

O São José tem novidade para a defesa. O zagueiro Rafael Castro, de 25 anos, teve seu nome publicado no BID nesta segunda-feira e já treina com o grupo de jogadores. Revelado no famoso "terrão", como é conhecida a origem da base do Corinthians, Castro chega como reforço para a busca da vaga na Copa do Brasil 2021, nesta Copa Ibsen Pinheiro.


"Sempre tive vontade de jogar no Rio Grande do Sul. O futebol gaúcho é dos mais competitivos do Brasil, e isso me chama a atenção. Gosto de estar sempre onde o futebol exige um nível máximo de concentração dos jogadores", diz o zagueiro.


Ele chegou ao clube na semana decisiva do Brasileirão Série C, e já sentiu o clima do Passo. "É um clube que já tem seu espaço no futebol gaúcho e está se consolidando cada vez mais no cenário nacional. A cada ano o objetivo do clube é maior, por isso aceitei o projeto que o clube me apresentou. Vim para ganhar títulos", avisa o Rafael Castro.


Ele é um zagueiro de agilidade, com qualidade na bola aérea e, como ele mesmo define: sabe jogar feio quando necessário.


Depois de jogar pelas categorias de base do Corinthians, Rafael Castro passou, no interior paulista, pelo Oeste, Ferroviária e, mais recentemente, pelo Taubaté, onde, em um ano, o zagueiro conseguiu marcar seu nome na história do clube. É considerado o melhor zagueiro da década com a camisa do Taubaté.


Em 2017, retornou ao seu clube de origem e fez parte do grupo campeão brasileiro daquele ano. No ano anterior, porém, teve uma passagem na carreira que o marcará para sempre. Rafael Castro fazia parte do grupo de jogadores da Chapecoense que foi destruído pela tragédia na Colômbia.


"Muitas vezes, as coisas que acontecem hoje nós só vamos entender no amanhã, então, sempre temos que estar trabalhando e agradecendo a Deus a cada dia pelo aprendizado com tudo o que passamos", reflete o zagueiro.


Rafael Castro já tem condições legais de jogo para esta quarta-feira, quando o São José enfrenta o Riopardense em Porto Alegre.


QUEM É ELE:

RAFAEL CASTRO

Rafael Augusto de Castro

25 anos

Zagueiro

São Paulo - SP

Clubes anteriores: Corinthians, Oeste, Ferroviária, Chapecoense, Anápolis, Taubaté


Imagem: Divulgação/São José