Santa Maria recebe primeira audiência sobre venda de bebidas alcoólicas nos estádios

A Câmara de Vereadores de Santa Maria recebeu, na noite de quinta-feira (13), uma audiência pública da Assembleia Legislativa que trata da venda de bebidas alcoólicas nos estádios de futebol do Rio Grande do Sul.


O foco da audiência foi a liberação ou não de bebidas alcoólicas nos estádios. Mas, o debate se estendeu em outras instâncias. Um dos principais pontos discutidos foi a comercialização de bebidas pelos clubes, principalmente, os do Interior, que garantem renda extra aos cofres institucionais. O presidente do Inter SM, Luis Claudio Mello esteve presente e disse que a receita do clube poderia aumentar até 30% com a liberação. Ainda estiveram presentes representantes do Riograndense-SM e do São Gabriel. O ponto negativo foi a pouca representatividade do interior. Todos os clubes foram convidados, mas poucos apareceram. O futuro presidente da FGF, Luciano Hocsman esteve presente no debate.


 A audiência pública foi coordenada pelo deputado estadual Tenente-Coronel Zucco. Também participaram do evento os deputados Valdeci Oliveira, Giuseppe Riesgo e Franciane Bayer, além de vereadores.

Em março, os deputados vetaram o Projeto de Lei (VT) 192 2018, que alterava a Lei n.º 12.916 de 2008, e passava a permitir a comercialização e o consumo de bebidas alcoólicas nos estádios de futebol durante o primeiro tempo e após o término da partida. Entretanto, os parlamentares instalaram uma Subcomissão Mista composta por 16 deputados para aprofundar o debate.


A Subcomissão, instalada em abril, tem prazo de 120 dias para apresentar as conclusões que serão apresentadas através de um relatório. Posteriormente o documento será enviado para análise e votação por parte dos integrantes das comissões de Segurança e Serviços Públicos, e de Educação, Cultura, Desporto, Ciência e Tecnologia da Assembleia Legislativa.


Foto: João Alves/Prefeitura/Santa Maria