Sem mata-mata: Gaúchos conhecem os grupos e a nova fórmula da Série C

O caminho para buscar uma vaga na segunda divisão do Campeonato Brasileiro já está traçado. Nesta segunda-feira, representantes dos 20 clubes participantes receberam a tabela da Série C 2020, que contará com uma novidade no formato de disputa, aprovada em conselho técnico na sede da CBF.


A primeira rodada do torneio nacional será disputada entre os dias 2 e 3 de maio, com dez confrontos. Serão dois grupos com dez times cada, que se enfrentam dentro do próprio grupo na primeira fase. A abertura da Série C terá os seguintes confrontos:


Grupo A

Paysandu x Santa Cruz Treze x Imperatriz Manaus x Vila Nova Ferroviário x Botafogo-PB Jacuipense x Remo


Grupo B

São José-RS x São Bento Brusque x Ypiranga Ituano x Tombense Boa Esporte x Volta Redonda Londrina x Criciúma


A mudança no regulamento fica por conta da segunda fase. Nos anos anteriores, os clubes se enfrentavam em confrontos eliminatórios de quartas de final, que valiam o acesso e a classificação para as semis. A partir de 2020, o desempenho na primeira fase vale vaga em dois quadrangulares. O chaveamento envolve os quatro melhores colocados de cada grupo e se dá de forma alternada. De um lado, o 1º colocado do grupo A, o 2º colocado do grupo B, o 3º colocado do grupo A e o 4º colocado do grupo B. Do outro, o 1º colocado do grupo B, 2º colocado do grupo A, o 3º colocado do grupo B e o 4º colocado do grupo A. Os dois melhores de cada grupo conquistam o acesso à Série B no ano seguinte. Os vencedores de cada grupo se classificam para a final.


Grupo A:

Botafogo-PB Ferroviário Imperatriz Jacuipense Manaus Paysandu Remo Santa Cruz Treze Vila Nova


Grupo B:

Boa Esporte Brusque Criciúma Ituano Londrina São Bento São José-RS Tombense Volta Redonda Ypiranga


Segunda-fase

Grupo 1

1º do B 2º do A 3º do B 4º do A


Grupo 2

1º do A 2º do B 3º do A 4º do B


Foto: Lucas Figueiredo/CBF

Texto: Assessoria CBF