SuperCopa RS ? Reunião do Acesso termina com debate sobre um novo campeonato com 32 times

Surpreendeu a reunião desta segunda-feira entre os dirigentes da Série A2 e o presidente da Federação Gaúcha de Futebol. Está nas mãos dos presidentes dos clubes a proposta de seguir o campeonato da Divisão de Acesso como está ou partir para uma nova competição em um formato de Copa.


Não há garantia de um retorno da Divisão de Acesso com portões abertos. Também não foi definida a retirada do rebaixamento no encontro, caso siga a Série A2. O encontro online começou às 15h com o presidente Luciano Hocsman.


Conforme apurou o peleiafc.com, a novidade seria cancelar a atual Divisão de Acesso e partir para uma nova competição nos moldes da Copinha, mas com um diferencial. Haveria a inclusão de clubes da atual Série A2 e da Terceirona Gaúcha 2020. Os cerca de 32 times seriam divididos grupos regionais. A competição seria por adesão. Assim, não haveria rebaixamento, mas também, ninguém subiria para o Campeonato Gaúcho, permanecendo a elite com 12 clubes em 2021. O novo torneio serviria apenas para as definições das vagas na Série D e Copa do Brasil.


Caso a proposta da Supercopa avance, não teríamos o prosseguimento da Divisão de Acesso neste ano, mas as competições da FGF voltariam normalmente no ano que vem, com Gauchão, Acesso e Terceirona no calendário.


Alguns clubes já se manifestaram a favor de voltar a Divisão de Acesso de onde parou. Alguns veem com bons olhos a nova competição proposta. Agora, as diretorias terão uma semana para debater internamente e, na próxima segunda-feira, haverá uma nova videoconferência para definir o rumo da Divisão de Acesso.


Foto: FGF/Divulgação