Termina a reunião da Divisão de Acesso desta sexta-feira


Os 16 clubes da Divisão de Acesso voltaram a se reunir, de forma online, nesta sexta-feira para tratar sobre a competição. A Série A2 está paralisada desde o dia 11 de março, quando foi realizada a terceira rodada. Com o avanço da pandemia do novo coronavírus, o campeonato foi suspenso. Desde lá já se passaram cinco meses.


No encontro desta tarde, que começou às 15h, não houve uma definição concreta sobre o retorno ou cancelamento do campeonato. A FGF solicitou aos clubes os protocolos de segurança em saúde para realização de treinos e jogos. O envio deve ocorrer até quarta-feira, dia 19.


As equipes também precisam apresentar esses protocolos ao poder público e pedir a autorização das prefeituras para a atividade. Uma nova reunião foi marcada para sexta-feira, dia 21 de agosto. Se a competição recomeçar, não haverá mudança de fórmula ou alteração para inscrição de atletas.


No último encontro, na quarta-feira, onze equipes haviam encaminhado um "manifesto" relatando os problemas que poderiam surgir com a volta da competição e as responsabilidades para o cumprimento de todos os protocolos de segurança sanitária.


Para a competição retornar ou ser cancelada é preciso um consenso. Não havendo unanimidade, existe até a possibilidade de um campeonato somente com os favoráveis a volta, mas sem rebaixamento ou acesso para a primeira divisão, pois a FGF não pode deixar de fora da disputa das vagas para a Série A um clube impossibilitado de treinar ou jogar pela prefeitura da sua cidade devido à pandemia.