VAR, datas, gramados e iluminação: Clubes debatem o Gauchão de 2025
- Peleia FC
- 3 de out. de 2024
- 2 min de leitura

Foto: Lucas Uebel/Grêmio/Divulgação
Os 12 clubes do Campeonato Gaúcho 2025 estiveram reunidos, de forma online, nesta quinta-feira. Vários assuntos foram tratados. A reunião serviu como um pré-congresso técnico para bater o martelo sobre os detalhes da Série A. A reunião contou com a presença dos presidentes dos clubes da elite e o presidente da Federação Gaúcha de Futebol (FGF), Luciano Hocsman.
Ao que tudo indica, o Gauchão terá VAR em todos os jogos do ano de 2025, não somente os clássicos, como ocorreu em anos anteriores. Os clubes devem providenciar uma sala com todos os requisitos para a instalação dos equipamentos. Outro ponto importante é que existe um projeto, via CBF, para melhorar os gramados e também a iluminação dos estádios do interior.
A princípio, o Gauchão segue com a mesma fórmula e 16 datas, mas depende da confirmação da CBF, que ainda não divulgou o calendário de 2025. Em entrevista à Rádio Universidade, o vice de futebol do Pelotas, Carlos Augusto Tavares detalhou os cinco principais pontos do encontro entre os clubes da Série A do Estado.
"Foram cinco pontos. Primeiro é que está estabelecido que o VAR é em todos os jogos, não só em clássicos. VAR em cada estádio e não uma central. Todo estádio terá uma sala com VAR. Segundo, a Federação está participando de um projeto com a CBF que existe um onerário para os clubes, com projeto prévio, para melhorar gramados e iluminações. Terceiro, o perfil do campeonato continua o mesmo, com 11 rodadas iniciais e 16 datas e o começo será na segunda quinzena, 15 de janeiro, mas a CBF ainda não se manifestou e pode ser suprimida alguma data, mas é pura ilação. Quarto assunto, limite de inscrições por clube. Este ano foi em torno de 44 ou 45. Deve seguir no mesmo ponto. E o quinto assunto foi o conselho arbitral que deverá ser em novembro, até o dia 15", explicou o dirigente do Pelotas à Rádio Universidade.
Comments