Fotos: Jefferson Couto/NH
Uma informação acabou gerando muita polêmica em Novo Hamburgo. O clube lançou um edital para permutar uma grande área do Estádio do Vale. A área em questão fica atrás da goleira da direita das cabines de imprensa e hoje não é utilizada pelo clube. Até o dia 29 de outubro, os interessados devem apresentar seus projetos.
Em entrevista ao jornalista Eduardo Pires, do Canal do EP, o presidente do Novo Hamburgo, Jerônimo Freitas, explicou todos os detalhes da negociação. Segundo o dirigente, o edital visa a busca de projetos para tornar o clube sustentável com a construção de salas comerciais, ampliação da capacidade do estádio e a construção de um hotel na área. Depois das propostas apresentadas por construtoras ou incorporadoras, o tema vai ao conselho do clube, que pode aprovar ou recusar.
Confira os principais pontos da entrevista:
SITUAÇÃO FINANCEIRA
"Eu sempre falo que as pessoas que estão aqui dentro, elas vão cansar de vir para o clube, o clube fecha o ano negativo financeiramente. O Novo Hamburgo, tendo futebol o ano inteiro, as dificuldades elas são maiores ainda financeiramente, o clube estruturalmente, o patrimônio do Novo Hamburgo, ele é um patrimônio que custa caro para mantê-lo, a estrutura física e a administrativa do Novo Hamburgo custa caro para manter. Então, as pessoas têm que entender que o clube é o ano inteiro, ele tem vida o ano todo e a gente tem que buscar soluções".
>>> ESTRUTURA ATUAL
"Temos um estádio pré-pronto, um belo de um estádio, a nossa estrutura hoje é para um clube de Série B, precisa poucas coisas para a gente realmente ter uma estrutura hoje em que nós possamos fazer com que isso gere receita para o clube. Se a gente, por exemplo, conseguisse chegar em 10, 11 mil, a capacidade de público, nós poderíamos alugar para a dupla Gre-Nal. Há poucos dias a gente estava fechando um contrato de parceria com o Inter feminino para jogar o brasileiro aqui, a gente não pôde porque a capacidade do estádio não permitia isso".
>>> EDITAL DE PERMUTA
"Conversamos com algumas construtoras para entender o que poderia ser feito no clube. Isso é para entender o que as construtoras ou que alguma incorporadora possa nos trazer de projeto para que a gente, sim, faça algo para que o clube tenha receita. Nós temos hoje no estádio, que tem muita área ociosa no estádio e a gente não consegue fazer com que isso desenvolva ou vire receita para o clube, porque o Novo Hamburgo não tem dinheiro, não tem investido para fazer com que isso gere receita para o clube. A gente abre esse edital para trazer incorporadoras para dentro do clube, para ver se tem interesse de a gente fazer um projeto junto com eles e não existe venda nenhuma. Existe permuta física financeira".
>>> SALAS COMERCIAIS E HOTEL
"Temos área ociosa, nesse projeto a gente quer fazer uma arquibancada tobogã, que fica atrás do gol da Rua Santa Tereza, anexo a essa arquibancada 12 salas comerciais e isso gera receita para o Novo Hamburgo. Na esquina da Santa Tereza, com a Sorocaba, a gente tem o desejo de que saia um hotel com 34 apartamentos duplos para gerar receita para o Novo Hamburgo. Então, dentro disso tudo, finalizar a arquibancada dos visitantes, para aumentar a capacidade do público. Gastamos aproximadamente 200 mil reais de hospedagem, concentrações para jogos. Claro que uma incorporadora para vir, ela vai querer uma contrapartida. A contrapartida, a gente tem área ociosa no clube que pode se construir apartamentos para habitacional. Dentro disso, um percentual de apartamentos feitos nessa área ociosa viriam para o Novo Hamburgo".
>>> PRÓXIMOS PASSOS
"Para largar o edital, a gente teve que fazer uma reunião com o conselho e falar. Se você me perguntar se é unânime essa aceitação, não é, e isso é natural. Tem pessoas que acham positivo, conselheiros que acham negativo, mas uns 80% acharam positivo. O controle todo de uma negociação dessa tem que ser do conselho, tem que ser criado um conselho fiscal para negociação, tem que ser criado um conselho de obra, enfim, é um primeiro passo dado de um projeto que pode nem acontecer. Então, isso é realmente para o futuro do clube, o Novo Hamburgo precisa achar a solução financeira, porque senão não aguentam. Entendam que o Novo Hamburgo não tem receita"
Comments