top of page
Buscar
ree

O São Gabriel será julgado pelo Tribunal de Justiça Desportiva (TJD) na tarde desta quarta-feira, dia 19, em decorrência do não comparecimento (W.O.) à partida contra o Pelotas, válida pela última rodada da Copa FGF.


O incidente ocorreu após o clube ter entrado em campo no sábado anterior, quando sofreu uma derrota de 8 a 0 para o Riograndense, pela Terceirona Gaúcha. Devido à exigência de entrar em campo apenas 24 horas após o jogo anterior, o São Gabriel optou por não comparecer à partida da Copa FGF.


Denúncia e Pena Prevista


O clube foi denunciado com base no Artigo 203 do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD), que trata de "Deixar de disputar, sem justa causa, partida, prova ou o equivalente na respectiva modalidade, ou dar causa à sua não realização ou à sua suspensão."


A pena prevista para esta infração inclui:"multa, de R$ 100,00 (cem reais) a R$ 100.000,00 (cem mil reais), e perda dos pontos em disputa a favor do adversário, na forma do regulamento."


Consequências do Julgamento


Embora o artigo preveja a perda de pontos e exclusão da competição, o resultado prático do julgamento deverá ser a aplicação de multa à instituição. O São Gabriel já havia sido eliminado da Copa FGF por descumprimento do regulamento geral da competição. O julgamento desta quarta-feira, portanto, deve focar na sanção financeira.

 
 
ree

O clássico Bra-Pel, disputado no Estádio Bento Freitas, que terminou empatado em 1 a 1 pela Copa FGF, terá um desdobramento no Tribunal de Justiça Desportiva (TJD) nesta quarta-feira à tarde. Os dois clubes, classificados para as semifinais do torneio, foram denunciados por infrações disciplinares e correm o risco de sofrerem multas, perda de mando de campo e punições ainda mais severas.


Denúncias contra o Brasil de Pelotas


O Brasil foi denunciado três vezes no Art. 213 do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD). Este artigo refere-se a "Deixar de tomar providências capazes de prevenir e reprimir: lançamento de objetos no campo ou local da disputa do evento desportivo".


A gravidade da denúncia pode levar o clube a ser punido com a perda do mando de campo de uma a dez partidas, conforme o parágrafo 1º do artigo, caso o TJD entenda que a desordem ou lançamento de objetos foi de "elevada gravidade" ou causou prejuízo ao evento.


Pelotas Responde por Racismo e Risco de Exclusão


O Pelotas também foi denunciado duas vezes no Art. 213, por desordem e lançamento de objetos, com os mesmos riscos de punição. Contudo, o clube enfrenta uma denúncia mais grave por um suposto caso de racismo ocorrido nas arquibancadas do Bento Freitas, no espaço destinado à sua torcida.


O Lobo irá responder pelo Art. 243-G (Praticar ato discriminatório, desdenhoso ou ultrajante, relacionado a preconceito em razão de origem étnica, raça, sexo, cor, idade, condição de pessoa idosa ou portadora de deficiência).


As punições para este artigo são severas. Além de multa, prevê que, quando a infração for considerada de extrema gravidade, o órgão judicante pode aplicar penas como perda de pontos, perda de mando de campo e até mesmo a exclusão do campeonato, o que afetaria diretamente a participação do Pelotas nas semifinais da Copa FGF.

 
 
ree
Foto: Renata Medina/Inter SM

Enquanto o elenco do Inter de Santa Maria inicia a pré-temporada, o foco da diretoria está no Estádio Presidente Vargas. Em entrevista ao repórter Rogério Giaretta Júnior, no Jornal do Almoço (RBS TV), o presidente Pedro Della Pasqua detalhou o extenso pacote de reformas para a disputa do Campeonato Gaúcho, que tem início previsto para 11 de janeiro.


A grande novidade da reforma é a substituição completa do gramado. O novo piso terá a mesma qualidade e padrão utilizado nas arenas da capital, como a do Grêmio e o Beira-Rio, prometendo melhores condições de jogo.


Outro ponto de destaque é a iluminação. Os 32 refletores existentes receberão um ganho significativo de potência com a instalação de mais 32 refletores, totalizando 64 pontos. A melhoria é essencial para garantir a qualidade das transmissões e a visibilidade nos jogos noturnos.


Infraestrutura e Segurança


O clube também investiu em melhorias estruturais exigidas para a elite do futebol estadual. A cabine do VAR (Árbitro de Vídeo) já está pronta. Além disso, vestiários, cabines de imprensa e casamatas passam por reformas e modernização.


Um problema histórico do Estádio Presidente Vargas está sendo solucionado: o posicionamento da torcida visitante. Anteriormente localizada em um setor entre cadeiras e a torcida organizada, a nova área será deslocada atrás do gol, do lado direito das cabines de imprensa, com a instalação de uma arquibancada móvel. Para o conforto dos dirigentes adversários, também será construído um camarote exclusivo perto do vestiário do time visitante.


Apesar do trabalho intenso, o Inter-SM corre para deixar todas as obras concluídas a tempo da estreia, aguardando a divulgação da tabela de jogos para confirmar seu primeiro desafio em casa.

 
 
Logomarca do site de notícias Peleia FC
© Copyright
bottom of page