A FGF oficializou o anúncio de que a Segunda Divisão do Campeonato Gaúcho (a Terceirona Gaúcha) não será realizada em 2020. A decisão ocorreu na tarde de segunda-feira (21), conforme antecipou o site peleiafc.com, após nova videoconferência entre os representantes dos clubes e a diretoria da entidade.


A inviabilidade da competição foi reconhecida pelas partes após a Federação Gaúcha de Futebol ter recebido manifestações das equipes no sentido de impossibilidade sanitária, organizacional e financeira. Do total de 16 participantes, sete responderam não ter condições de cumprir os protocolos, quatro não se posicionaram, outros quatro se mostraram a favor de jogar e um desistiu. Os nomes das equipes não foi divulgado pela entidade.


De acordo com os órgãos governamentais, não há até o momento nenhuma possibilidade de flexibilização nos protocolos para liberação dos jogos.


Por fim, o presidente Luciano Hocsman reiterou que os colaboradores estão à disposição para eventuais esclarecimentos. A direção segue trabalhando para viabilizar a realização da Copa FGF, mesmo diante do quadro de total excepcionalidade que se impõe.


Imagem: Reprodução FGF

Com Carlos Leiria, Corinthians inicia o Brasileiro sub-20 nesta quarta-feira. Após período de estudos na Europa, o técnico gaúcho ganha uma oportunidade de comandar a equipe contra o Grêmio no Parque São Jorge, às 15h. Ele assume, interinamente, o time após Dyego Coelho ser chamado para treinar o profissional diante à demissão do técnico Tiago Nunes.


Carlos desembarcou na categoria sub-20 depois de finalizar o mestrado na Faculdade do Porto, sob orientação de Vitor Frade, e passar por um período de aprendizado no futebol europeu - onde esteve com o técnico Marcelo Bielsa observando o Leeds United que conquistou o acesso à Premier League. Treinador oficial do sub-15 do alvinegro paulista, o técnico gaúcho foi chamado para ser auxiliar de Coelho enquanto a sua categoria anterior está impedida de treinar devido à pandemia da Covid-19.


“Me sinto orgulhoso em ter essa oportunidade, mesmo que de forma interina, sabendo sempre da responsabilidade que tenho e ao mesmo tempo me sentindo bastante preparado para este desafio”, afirma o treinador.


As mudanças no futebol profissional fizeram Coelho assumir a equipe principal, e desde então, Carlos, virou interinamente o treinador da sub-20. O objetivo é arrancar bem no Brasileirão para que a equipe paulista possa conquistar o título que escapou na temporada passada, na qual o Timão finalizou na segunda colocação. Após o período de treinamentos, dois jogos treinos contra Palmeiras e São Paulo, a garotada alvinegra está pronta para encarar o tricolor gaúcho nesta quarta-feira.


“A expectativa é a melhor possível, tivemos um período muito bom de preparação. Chegamos confiantes para a estréia e preparados para realizarmos um grande jogo. Logicamente, é com a sequência da competição que a equipe irá evoluir e o entrosamento ficará cada vez melhor”, analisa Leiria.


Gaúcho com passagens pela base do Internacional e Juventude. No Jacone, inclusive, o volante Ramiro - que hoje defende o Timão - foi capitão do time comandado por Carlos, o qual eliminou o Barcelona e foi vice-campeão do Torneio COTIF L’Alcudia na Espanha. O treinador que também passou pelo profissional do Resende, sabe do tamanho da responsabilidade de formar grandes atletas para vestir o manto corintiano e principalmente representar mais de 30 milhões de apaixonados alvinegros.


“Realmente a cobrança aqui acontece desde muito cedo, mas ao mesmo tempo sabemos da responsabilidade que temos e do prazer que sentimos em estar defendendo um clube com uma camisa tão pesada como a do Corinthians”, afirma o treinador.


Natural de Pelotas, no Rio Grande do Sul, Carlos tem 37 anos e é graduado em Educação Física na Faculdade da Serra. O treinador possui a Licença A da CBF e também a Licença Grau I da Uefa. Na carreira como técnico de base conquistou dois títulos internacionais – River Cup (Chile) e Fallerhof (Alemanha), além de ser seis vezes campeão gaúcho. Pela primeira vez Leiria disputará o Brasileirão Sub-20.


Transmissão: A partida entre Corinthians e Grêmio, marcada para as 15h desta quarta-feira no Parque São Jorge, será transmitida pela CBF TV através da plataforma MyCujoo.


Texto: Vinícius Guerreiro

Fotos: Rodrigo Gazzanel - Agência Corinthians

O preparador físico Martinho Inácio está de volta ao São José. Ele foi anunciado na segunda-feira, para substituir Rafael Dias, e já comanda os trabalhos com a equipe principal nesta semana. Esta será a quarta passagem de Martinho no São José. A última delas, no ano passado, com a campanha no Brasileirão Série C de 2019.


"É um clube que eu me identifico muito, devo estar com quase 500 participações em jogos do clube. É uma longa história. Fico muito feliz em retornar. Nos últimos dois anos, foram muitas vitórias, acessos e quase acesso à Série B do Brasileiro. Eu retorno para agregar e ajudar todos a chegarmos neste acesso, brigando até o final. No ano passado chegamos bem perto. Este é o meu maior objetivo", diz o preparador físico.


De acordo com Martinho, já nos primeiros dias vai implantar um trabalho de muita intensidade, que é sua característica.


"No mundo inteiro todos tiveram perdas de velocidade e força. Minha prioridade será a retomada dos métodos, com base científica, que implantamos nos últimos três anos no clube. Nosso objetivo é buscar a melhor performance de cada atleta e, acima de tudo, neste momento da competição, trabalhar para que eles tenham foco e acreditem no potencial. Já temos um jogo fundamental na sexta, e a concentração é total para buscar estes pontos", afirma.


Foto: Eduardo Torres/Divulgação/São José