Base do Juventude recebe palestra sobre o setembro amarelo

Como clube formador, o Juventude proporciona diversas experiências extracampo aos seus jovens atletas. Na tarde da última segunda-feira (16/09), voluntárias do Centro de Valorização da Vida de Caxias do Sul ministraram uma palestra aos atletas e professores das categorias de base do Verdão. A palestra ocorreu no Salão nobre do estádio Alfredo Jaconi.


Suzana Britto e Patrícia Sebben, voluntárias do CVV (Centro de Valorização da Vida), explicaram de forma detalhada como a ONG trabalha e auxilia, de forma gratuita, todas as pessoas que estiverem passando por alguma instabilidade mental, oferecendo apoio emocional e prevenção ao suicídio. Além de falar sobre suicídio, as voluntárias explicaram também o conceito da palavra “empatia” e como ela pode salvar vidas e sobre os fatores que podem levar ao ato, como a depressão e o bullying.


O Centro de Valorização da Vida é uma associação sem fins lucrativos, reconhecida como Utilidade Pública Federal desde 1973. Os contatos com o CVV podem ser feitos pelo telefone 188, 24 horas por dia e sem custo de ligação, pelo site www.cvv.org.br, por chat ou por e-mail. Além dos atendimentos, o CVV desenvolve diversas atividades pelo país, relacionadas a apoio emocional.


Setembro Amarelo

Setembro Amarelo é uma campanha brasileira de prevenção ao suicídio, iniciada em 2015. É uma iniciativa do Centro de Valorização da Vida (CVV), do Conselho Federal de Medicina (CFM) e da Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP). O mês de setembro foi escolhido para a campanha porque, desde 2003, o dia 10 de setembro é o Dia Mundial de Prevenção do Suicídio. A ideia é promover eventos que abram espaço para debates sobre suicídio e divulgar o tema alertando a população sobre a importância de sua discussão.

Foto: Gabriel Tadiotto/E.C.Juventude