Calendário: Estaduais começarão em 22 de janeiro

A CBF publicou nesta quinta-feira, 3, o calendário de competições profissionais masculinas para o ano de 2020. A temporada irá de 22 de janeiro a 6 de dezembro e contempla as competições coordenadas pela CBF, além dos campeonatos estaduais e competições continentais. Os calendários do futebol de base e do futebol feminino serão divulgados até o final do mês.


– Assumimos o compromisso de aperfeiçoar cada vez mais o calendário do futebol brasileiro e estamos fazendo isso com diálogo e com firmeza de objetivos. Com isso, ganham todos: clubes, federações e a Seleção Brasileira – afirma o presidente da CBF, Rogério Caboclo.


O calendário 2020 apresenta mudanças importantes, que vão desde a paralisação das competições nas Datas FIFA, até a introdução de uma nova competição, a Supercopa do Brasil, reunindo os campeões da Copa do Brasil e do Campeonato Brasileiro deste ano.

– Conseguimos definitivamente liberar as Datas FIFA, para que partidas de clubes e Seleção não se sobreponham. Não podemos concorrer com nós mesmos – ressalta Rogério Caboclo.

– Importante registrar que temos a responsabilidade de acomodar em datas ao longo do ano todos os compromissos contratuais assumidos pelos clubes. É uma construção complexa para conciliar Datas FIFA, competições continentais, competições nacionais e os campeonatos estaduais – afirma Manoel Flores, Diretor de Competições da CBF.


Como funciona a confecção do calendário

A definição dos períodos e datas do calendário oficial passa por três etapas:


1- Inicialmente a FIFA marca suas 10 datas reservadas para jogos de seleções nacionais.

2- Depois, a Confederação Sul-Americana assinala as 20 datas destinadas às competições continentais que estão sob sua coordenação.

3- E, por fim, nas datas remanescentes, a CBF insere as competições sob a sua tutela, além de definir o período destinado aos estaduais.


Vale lembrar que todas essas competições estão sob contratos vigentes, com os adquirentes de direitos, de onde se extraem o numero de rodadas necessárias para cada competição.


– Com a compreensão das Federações Estaduais e a flexibilidade por parte da CONMEBOL, reduzimos o número de datas utilizadas por campeonatos estaduais, Copa Libertadores da América e Copa Sul-Americana, abrindo espaço para que as Datas FIFA não tenham nenhum conflito com as competições nacionais – explica Manoel Flores.

Férias e pré-temporada


As férias irão ocorrer de 9 de dezembro de 2019 a 7 de janeiro de 2020, totalizando os 30 dias previstos na legislação. A pré-temporada poderá ser realizada até o início das competições estaduais, ou seja, de 8 a 21 de janeiro de 2020.


Primeiro título em jogo


A Supercopa do Brasil, a ser disputada entre os campeões da Copa do Brasil e do Campeonato Brasileiro de 2019, será o primeiro título em disputa na temporada. O jogo acontecerá no dia 19 de janeiro, em local a ser anunciado, como última data da pré-temporada.


Calendário dos Estaduais


Os campeonatos estaduais passarão a ter no máximo 16 datas disponíveis para 2020, compreendidas no período entre 22 de janeiro e 26 de abril. Em trabalho conjunto com as Federações, a CBF vem gradativamente adaptando o número de datas destas competições, imprescindíveis ao desenvolvimento do futebol brasileiro. De 2017 a 2019 foram utilizadas 18 datas. E para 2020, estão previstas no máximo 16 .

Copa do Brasil


As oito fases da Copa do Brasil serão distribuídas em 19 datas, de 5 de fevereiro a 16 de setembro. Os clubes participantes da Libertadores entrarão a partir das oitavas de final, como tem ocorrido desde 2013. Um grande acerto deste ano será consolidado: as finais da Copa do Brasil foram antecipadas para setembro, a fim de evitar conflito com a fase decisiva do Campeonato Brasileiro e das copas continentais.


Foto: Divulgação/CBF