Calendário em Xeque: Divisão de Acesso pode ter nova mudança e FGF alerta para conflito com a Série D
- Peleia FC

- 21 de out.
- 2 min de leitura

Foto: @rafaelribeirorio / CBF
A Divisão de Acesso do Campeonato Gaúcho (Série A2) de 2026 pode sofrer uma nova alteração de calendário. Em entrevista à Rádio Universidade, de Pelotas, o presidente da Federação Gaúcha de Futebol (FGF), Luciano Hocsman, revelou que os clubes pediram um novo adiamento do início da competição, que estava inicialmente prevista para 5 de julho.
O novo pedido visa que o campeonato comece no final do mês de julho. Hocsman, no entanto, alertou para os riscos da mudança, especialmente o conflito com competições nacionais.
"Já solicitaram que a competição comece um pouco mais pro final do mês de julho, isso considerando que somente o Campeonato da Série D vai conflitar as fases decisivas e vamos ter problemas para terminar dentro do período mínimo de antecedência do Conselho Arbitral do Gauchão e adequação e preparação com pré-temporada à Primeira Divisão," explicou o presidente.
Impossibilidade de Calendário
A FGF havia demonstrado vontade de adequar o calendário ao desejo dos clubes, iniciando a A2 no segundo semestre. Contudo, a participação de equipes como o Brasil de Pelotas na Série D do Brasileirão é um dos fatores que complicam a manobra de datas.
Hocsman afirmou que a Federação irá chamar uma nova reunião para apresentar aos clubes o resultado do estudo sobre o calendário.
"Propomos dia 5 de julho, mas não vou me furtar de conversar mais uma vez com os clubes. [...] Vamos mostrar o resultado deste estudo para eles e para ver que às vezes não é falta de vontade da Federação e sim impossibilidade de calendário."
A reunião será crucial para definir a data de início da Divisão de Acesso 2026.






sabem por que os clubes querem adiamento? porque não tem dinheiro, e seria um mês a mais na folha.
Concertesa esse cidadão já está marcado na história,como o pior presidente da fgf