Clube do Gauchão perde três mandos de campo para 2026
- Peleia FC
- há 12 horas
- 1 min de leitura

Foto: Luiz Breves/FGF
O Inter de Santa Maria foi punido pelo Tribunal de Justiça Desportiva (TJD) do Rio Grande do Sul devido a uma série de incidentes ocorridos na final da Divisão de Acesso 2025, contra o Novo Hamburgo. Em julgamento de primeira instância realizado nesta terça-feira (23), o clube foi penalizado a disputar três partidas do Gauchão de 2026 com portões fechados, além de pagar uma multa de R$ 5.500. O departamento jurídico do Alvirrubro já confirmou que irá recorrer da decisão.
A penalidade mais severa está ligada ao Processo nº 283/25, referente ao jogo de volta da final, em 30 de agosto, no Estádio Presidente Vargas. A súmula do árbitro Wagner Silveira Echevarria detalhou uma sequência grave de incidentes.
O Inter-SM foi denunciado várias vezes, principalmente com base no Artigo 213 (falha em prevenir e reprimir desordens e arremesso de objetos). Entre os fatos relatados, estão:
Arremesso de objetos: Desde os 6 minutos do primeiro tempo, garrafas e copos plásticos foram lançados em campo pela torcida. Houve também relatos de cuspe e cerveja jogados no árbitro assistente e no banco de reservas do Novo Hamburgo, o que paralisou o jogo por três minutos.
Agressão a atleta: No segundo tempo, uma pedra atingiu o rosto do jogador Jhonata de Lima Ferreira, do Novo Hamburgo, causando sangramento e concussão. O atleta precisou ser levado de ambulância ao hospital, e a partida ficou paralisada por 10 minutos.
Outras ocorrências: A súmula também citou o uso de sinalizadores nas arquibancadas e o arremesso de garrafas, pedras e até um celular.