Com gramado padrão Beira-Rio, estádio do Inter SM ficará pronto perto do Gauchão
- Peleia FC

- 20 de nov. de 2025
- 2 min de leitura

Foto: Renato Oliveira/Rádio Imembuí
O Estádio Presidente Vargas, a lendária "Baixada", entrou em ritmo acelerado de reformas para garantir que o Inter de Santa Maria atenda a todas as exigências da Federação Gaúcha de Futebol (FGF) em seu retorno à elite após quase 15 anos. Em entrevista concedida ao repórter Gilson Alves, do Diário de Santa Maria, o presidente Pedro Della Pasqua descreveu o panorama atual do estádio.
“A Baixada, hoje, é um verdadeiro canteiro de obras. O Inter-SM está se adaptando às regras impostas pela Federação Gaúcha de Futebol. É uma corrida contra o tempo e temos várias equipes trabalhando nas reformas de forma simultânea”, afirmou o presidente.
Gramado Padrão FIFA e Iluminação Duplicada
A principal obra é a troca completa do gramado, que está sendo removido para dar lugar a um novo piso de alta qualidade. Della Pasqua detalhou o processo:
“A grama está sendo toda retirada. Após, o campo será nivelado, será colocada uma camada de areia e a 'grama bermuda 19', que é a mesma do Beira-Rio e da Arena. Teremos o gramado padrão Fifa na Baixada.”
O presidente destacou a rapidez na instalação do novo gramado, que virá em rolos. A iluminação também será um ponto forte. Atualmente com 32 refletores, o estádio receberá o dobro de luminárias. "Tenho brincado que vai ser dia sempre aqui na Baixada", comentou.
Casamatas Subterrâneas e Estrutura VAR
Para se adequar às transmissões e às necessidades do Árbitro de Vídeo (VAR), a estrutura do estádio está sendo readequada de forma inovadora. O presidente confirmou que o espaço para o VAR já está pronto e que as casamatas estão sendo construídas de forma a não interferir na tecnologia.
“As casamatas estão sendo feitas de forma subterrânea para não interferir no traçado das linhas do VAR. As antigas ficavam na frente das câmeras”, disse o mandatário alvirrubro.
Pedro Della Pasqua concluiu, assegurando que o cronograma está sendo respeitado, apesar de um atraso inicial causado pela participação do time Sub-20 na final do Gauchão. A previsão é que a maioria das obras seja entregue até o dia 31 de dezembro, cerca de 10 dias antes do campeonato começar. Enquanto isso, o elenco treina em outros gramados da cidade na sua pré-temporada.






Comentários