Conheça o Atlético Clube Sulbrasil, a melhor campanha do Gauchão Sub-20

Um time vem chamando atenção do Campeonato Gaúcho Sub-20. O Atlético Clube Sulbrasil tem a melhor campanha da competição com 94% de aproveitamento. São 11 jogos com dez vitórias, um empate e nenhuma derrota. A equipe não é nova. Fundada em 1953, por Luiz Rodrigues Barboza, o Sulbrasil está localizado na zona sul de Porto Alegre. Inicialmente, o time jogava competições amadoras da capital.


O atual presidente, Amarildo Barboza conta que quando o seu avô (fundador do time) faleceu, o clube ficou sem atividades e no final de 2016 decidiu reabrir o clube e trabalhar com a formação de atletas nas categorias de base


"Nestes 5 anos de trabalho disputamos diversas competições de base e vínhamos desde a reabertura do clube buscando a filiação junto a FGF. Na metade deste ano conquistamos a filiação junto a FGF/CBF e ingressamos nos Estaduais Sub-17 e Sub-20, as primeiras competições federadas do clube. Nosso trabalho tem por objetivo formar atletas em nossas categorias de base e encaminhá-los a clubes parceiros", explicou o dirigente.


Atletas revelados pelo Sulbrasil são encaminhados para clubes como Grêmio, Internacional, Juventude, Azuris do Paraná, entre outros. Os jogos da equipe são realizados no CT Santos e Schein, em Canoas, um complexo esportivo com três campos oficiais, devidamente autorizado pela FGF.


O Sulbrasil conta com 13 colaboradores. O treinador das categorias sub-17 e da sub-20 é o mesmo, Maicon Soares. No total, o clube conta com 200 atletas desde o sub-10 até a última categoria antes do profissional.


"A ideia de ter um time profissional é algo que pensamos para um futuro mais adiante. Queremos primeiramente construir nosso centro de treinamento", declarou Amarildo.


Outro número que chama atenção na disputa do Gauchão Sub-20 é que a equipe sofreu apenas quatro gols em onze jogos. A garotada do Sulbrasil tem a melhor defesa do campeonato ao lado do poderoso Internacional com os mesmos quatro gols sofridos.


Foto: Divulgação