"Crescemos, agora vamos daqui para cima", diz vice de futebol do Zeca

Depois de bater na trave na busca pelo acesso ao Brasileiro Série B, no último sábado, o momento agora é de levantar, sacudir a poeira e concentrar energias na disputa da Copa Seu Verardi no São José. O grupo de jogadores retoma os treinamentos na manhã desta quarta, no Passo d'Areia, e na quinta o Zeca enfrenta o Caxias. O título desta competição dará vaga na Copa do Brasil 2020, e este passa a ser o objetivo do São José neste segundo semestre. Além disso, uma nova conquista consagrará ainda mais o clube como o maior ganhador das copas regionais na década. Em fase de planejamento, já pensando na temporada 2020, o vice-presidente de futebol, Milton Machado, conversou conosco.


Que balanço se pode fazer da campanha do clube neste Brasileiro Série C?

Foi muito boa a campanha. É claro que o gosto que fica, depois do jogo de sábado, em que vimos que ficamos tão perto deste acesso, é amargo, mas se formos pensar no que havíamos planejado lá no começo do ano, foi excelente. Este era um ano que pensávamos em conhecer a competição e permanecermos. E, no entanto, jogamos até o último lance do último jogo com chances claras de subir para a B. Talvez, com um pouco mais de qualidade no elenco, umas duas ou três peças a mais, poderíamos ter conseguido já este acesso, mas é um aprendizado.


O São José sai maior do que entrou nesta Série C?

Saímos muito grandes. Sem dúvida, mudamos o clube de patamar, e isso nos deixa muito alegres e ao mesmo tempo inquietos. Porque a partir de agora, tem que ser daqui para cima. Não podemos baixar este patamar que conquistamos. Vamos tentar manter uma boa base de time, segurar alguns atletas e reforçarmos o grupo para pensarmos à frente. Como aconteceu na Série D, primeiro conhecemos a competição e vimos o que faltava para chegarmos mais adiante. No ano seguinte, concretizamos. Nossa ideia é jogar para subir em 2020. Sabemos, pelos clubes que devem cair e pelos que subiram da D que o nível técnico e o histórico dos clubes será elevado, mas o São José tem um diferencial a seu favor. Nós temos todas as contas em dia, sem salários atrasados. Isso faz a diferença.


Agora, temos a Copa Seu Verardi. Chegar à Copa do Brasil é o grande objetivo?

Sim. Queremos esse título. É a competição que nos resta até o final do ano, e vamos brigar por ela.


Deste grupo que disputou a Série C, o que fica para a Copinha?

A maior parte dos atletas tem contrato até novembro. Alguns poucos casos encerram agora, mas vamos analisar um a um. Começamos a planejar todas essas questões a partir de hoje e ao longo da semana vamos definindo os próximos passos.


Foto: Divulgação/São José

Fonte: Assessoria/São José