top of page

Deputado gaúcho chama Inter SM de "time amador" e clube rebate citando cassação no TRE

Foto Gabriel Tiveron/Podemos/Divulgação


O clima de tensão que começou dentro das quatro linhas entre Inter de Santa Maria e Juventude transbordou para a esfera política e digital. O deputado federal Maurício Marcon (PL), natural de Caxias do Sul, tornou-se o centro de uma polêmica após comentar em uma postagem oficial do Juventude no Instagram. Ao analisar a vitória jaconera por 1 a 0, o parlamentar minimizou o feito e disparou contra o clube santa-mariense: "Comemorar o milagre, mas o Inter SM é um time amador, temos que melhorar muito".


A fala não passou despercebida e gerou uma reação imediata da diretoria do Alvirrubro. Em nota oficial assinada pelo presidente Pedro Della Pasqua, o clube manifestou "veemente repúdio" e classificou as declarações como levianas, desrespeitosas e fruto de um "profundo desconhecimento" sobre a realidade do futebol do interior gaúcho.


Gestão profissional x "Amadorismo público"


Na nota, o Inter-SM rebateu o deputado, detalhando que o retorno à Série A após 14 anos foi fruto de três anos de planejamento estratégico, equilíbrio financeiro e investimentos nas categorias de base (Sub-17 e Sub-20), que também alcançaram a elite estadual.

"Em apenas três anos de gestão, o Inter-SM alcançou um feito histórico: retornar à Série A do Campeonato Gaúcho após 14 anos, resultado de planejamento, profissionalismo, equilíbrio financeiro e compromisso com atletas, funcionários, torcedores e com a cidade de Santa Maria. Não se trata de um milagre, mas de gestão responsável, transparente e comprometida com o desenvolvimento do clube e do esporte", diz a nota do Inter SM, que completa:
"Causa ainda mais perplexidade que tais declarações partam de um parlamentar eleito para representar o povo gaúcho, mas que demonstra desconhecer a própria terra, a sua gente e as expressões legítimas de identidade cultural e esportiva do interior do Estado. O futebol do interior não é amador. Ele é resistente, formador, apaixonado e essencial para o Rio Grande do Sul"

O clube ainda aproveitou para comentar a trajetória política de Marcon, devolvendo o rótulo de amadorismo ao parlamentar. A nota faz referência ao processo de cassação do mandato do deputado pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE-RS) por fraude à cota de gênero em 2022 — decisão que atualmente está sob recurso.

"É inevitável observar a contradição entre a tentativa de rotular um clube histórico como “amador” e a trajetória política de quem profere tal fala. O amadorismo, por vezes, não está no esporte, mas em atitudes públicas irresponsáveis, que já levaram, inclusive, à cassação por decisão do Tribunal Regional Eleitoral, ainda que atualmente sob recurso. Fatos que, por si só, exigiriam mais humildade, respeito e responsabilidade no exercício da vida pública", disparou a diretoria do Inter-SM.

Repercussão na torcida


Nas redes sociais, torcedores do Inter-SM saíram em defesa do clube, criticando a postura do deputado de Caxias do Sul por desvalorizar o esforço de uma instituição quase centenária. Para o Alvirrubro, a fala de Marcon demonstra "perplexidade", vindo de um representante eleito para defender o povo gaúcho, mas que, na visão do clube, demonstra desconhecer a força e a importância do futebol interiorano para a identidade do Rio Grande do Sul.

 
 
 

Comentários


© Copyright
Logomarca do site de notícias Peleia FC
© Copyright
bottom of page