top of page

Divisão de Acesso poderá ter mudança importante em 2021

O calendário do futebol brasileiro de 2020 não vai terminar em dezembro, como normalmente acontece. O motivo é a pandemia da covid-19. Com a paralisação das atividades no mês de março, a CBF ajustou as datas do Brasileirão. Este fato atinge todo o cenário nacional.


Outro ponto que afeta as atividades do futebol é o avanço que prossegue do novo coronavírus. Somente com uma vacina poderemos ter um retorno mais seguro das atividades. As autoridades brasileiras falam em dezembro ou janeiro para a produção em massa de uma vacina. Vale destacar que a aplicação das doses não chegará a um primeiro momento ao público em geral. Haverá primeiro vacinação dos profissionais de saúde, idosos e depois os demais grupos de risco.


Com o final do Brasileirão previsto para fevereiro, o Campeonato Gaúcho começará somente em março, logo na sequência. A projeção foi dada pelo presidente da Federação Gaúcha de Futebol em entrevista recente ao peleiafc.com. Com isso, Luciano Hocsman também revela uma intenção da sua gestão, de realizar a Divisão de Acesso de 2021 somente após o término do Gauchão.


"A nossa ideia é fazer a Divisão de Acesso somente depois que acabar o Campeonato Gaúcho, não iniciar concomitante. Se vai ser no segundo semestre, ou em abril, maio, junho, enfim, a gente ainda não sabe. Mas a ideia é fazer o Gauchão, terminar o estadual e cerca de 30 a 40 dias depois se fazer a Divisão de Acesso. Essa sempre foi uma intenção que eu tive. Muito embora se sabe que se deixou o segundo semestre para a copinha, mas é viável fazer com cautela as duas competições", revelou o presidente Luciano Hocsman.


Caso essa ideia seja colocada em prática, os clubes poderiam contar desde o início com as atletas da primeira divisão, sem precisar ficar contratando atletas em meio a competição para reforçar o time. Por outro lado, se a edição deste ano for cancelada, algumas equipes poderão ficar mais de um ano paradas até a bola rolar novamente.


Foto de capa: FGF/Divulgação/Facebook

bottom of page