top of page

Dupla Bra-Pel encara julgamento no TJD com riscos de multa, perdas de mando e até exclusão

ree

O clássico Bra-Pel, disputado no Estádio Bento Freitas, que terminou empatado em 1 a 1 pela Copa FGF, terá um desdobramento no Tribunal de Justiça Desportiva (TJD) nesta quarta-feira à tarde. Os dois clubes, classificados para as semifinais do torneio, foram denunciados por infrações disciplinares e correm o risco de sofrerem multas, perda de mando de campo e punições ainda mais severas.


Denúncias contra o Brasil de Pelotas


O Brasil foi denunciado três vezes no Art. 213 do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD). Este artigo refere-se a "Deixar de tomar providências capazes de prevenir e reprimir: lançamento de objetos no campo ou local da disputa do evento desportivo".


A gravidade da denúncia pode levar o clube a ser punido com a perda do mando de campo de uma a dez partidas, conforme o parágrafo 1º do artigo, caso o TJD entenda que a desordem ou lançamento de objetos foi de "elevada gravidade" ou causou prejuízo ao evento.


Pelotas Responde por Racismo e Risco de Exclusão


O Pelotas também foi denunciado duas vezes no Art. 213, por desordem e lançamento de objetos, com os mesmos riscos de punição. Contudo, o clube enfrenta uma denúncia mais grave por um suposto caso de racismo ocorrido nas arquibancadas do Bento Freitas, no espaço destinado à sua torcida.


O Lobo irá responder pelo Art. 243-G (Praticar ato discriminatório, desdenhoso ou ultrajante, relacionado a preconceito em razão de origem étnica, raça, sexo, cor, idade, condição de pessoa idosa ou portadora de deficiência).


As punições para este artigo são severas. Além de multa, prevê que, quando a infração for considerada de extrema gravidade, o órgão judicante pode aplicar penas como perda de pontos, perda de mando de campo e até mesmo a exclusão do campeonato, o que afetaria diretamente a participação do Pelotas nas semifinais da Copa FGF.

 
 
 

Comentários


© Copyright
Logomarca do site de notícias Peleia FC
© Copyright
bottom of page