Estádio do União terá usina de energia fotovoltaica

Em coletiva de imprensa realizada na manhã desta terça-feira, 11, no salão nobre da Associação Empresarial de Frederico Westphalen (AE-FW) foi oficializada a parceria entre Grupo Creluz e União Frederiquense, que irá proporcionar a instalação de uma usina de energia fotovoltaica na Arena. O acordo, que firma a cedência do local para a instalação da usina por 25 anos – com possibilidade de renovação – e irá proporcionar que o clube se torne um exemplo de sustentabilidade para todo o país, gerando cerca de 1 Megawatt, o suficiente para abastecer 500 casas.


Intitulada usina solar “Sol da União”, é a partir deste grande projeto, que será viabilizada a implementação do sistema de iluminação no estádio, com o apoio da empresa catarinense Zagonel, para que sejam realizadas partidas à noite, possibilitando mais conforto ao torcedor tricolor. Os trabalhos já estão sendo realizados na Arena e há uma previsão de que a iluminação esteja disponível a partir da 4ª rodada do Gauchão, no entanto, esta previsão será confirmada conforme o andamento dos trabalhos no local.


– O maior ganho que eu vejo, é de uma Cooperativa com uma associação esportiva, que é um ganho educacional. É um trabalho que vai ser feito com jovens, para shows, para educação, com área de lazer, criando toda uma nova visão. Vamos criar desde o começo uma educação verde, então é um projeto que vai longe, com universidades aproveitando o espaço para estudo, então é muito mais que um projeto econômico ou publicitário, pelo contrário. Não é só nome que queremos, gostaríamos de construir um projeto sustentável para o futuro –, ressaltou o diretor-presidente do Grupo Creluz, Elemar Battisti. A instalação da estrutura já foi iniciada na Arena e os trabalhos continuam no local para que possa ser concluída o quanto antes.


– A iluminação é uma cereja no bolo, e resolve um problema operacional do clube. Nós queremos transformar a Arena União-FW, em um grande palco de acontecimentos ambientais, na parte de vegetação e educacional nas escolas. Ratifico: a Arena União-FW é da comunidade e queremos que seja mais do que futebol. Vamos explorar como grande case ambiental, mostrando novidades, assim como é a usina para a comunidade –, destacou o presidente do clube, Vinícius Girardi.


Foto: Divulgação/União