Evento-teste: Divisão de Acesso terá duas rodadas com limite de 800 torcedores

O governo do Rio Grande do Sul publicou o decreto com as normas para liberação de público em estádios e ginásios no estado. A normativa já vale a partir deste final de semana. Os locais poderão receber público, mas com limitação de 40% da capacidade de cada setor e teto de 2,5 mil pessoas por estádio, ginásio ou outros espaços.


A Federação Gaúcha de Futebol já decidiu pela liberação de público na Divisão de Acesso a partir da 7ª rodada. Contudo, as duas próximas servirão de evento-teste. O site peleiafc.com teve acesso com exclusividade a uma mensagem encaminhada aos presidentes de clubes.


Inicialmente, a Federação Gaúcha de Futebol esperava que o decreto fosse publicado somente na semana que vem. Os clubes que desejarem ter público já na 7ª rodada, que começa no domingo, deverão encaminhar um ofício se comprometendo a cumprir o protocolo do estado. Também deverão ter um ofício da prefeitura garantindo a segurança e a presença do efetivo da Brigada Militar.


A Federação irá limitar o público de 800 torcedores nas duas primeiras rodadas com abertura dos portões. Assim, a 7ª rodada e a abertura do returno terão essa limitação em razão do feriado de 7 de setembro e uso das forças de segurança.


"As duas próximas rodadas, que servirão de eventos-testes, terão limitação menor de público do que o estipulado no decreto para que os clubes possam se adaptar às novas exigências. A possibilidade de retorno do público a partir da 7ª rodada garante a equidade da competição, oportunizando que cada clube dispute 4 partidas em casa e 4 fora", diz um trecho da mensagem.